Mundo

Produção industrial dos EUA se mantém estável em abril

Índice ficou estável, frustrando expectativa de alta de 0,3%, em meio a impacto das tarifas comerciais e tensões com a china

Setores como construção e materiais de escritório apresentaram retração (	Lynne Gilbert/Getty Images)

Setores como construção e materiais de escritório apresentaram retração ( Lynne Gilbert/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 15 de maio de 2025 às 13h28.

A produção industrial dos Estados Unidos ficou estável em abril, segundo dados divulgados pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) nesta quinta-feira, 15. O índice não registrou variação em relação a março, abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3%.

Na comparação anual, o indicador mantém trajetória positiva, com aumento de 1,3%. O desempenho refletiu movimentos distintos entre setores: enquanto o segmento de serviços de distribuição cresceu 3,3% no mês, os setores industrial e de mineração registraram quedas de 0,4% e 0,3%, respectivamente.

A desaceleração industrial ocorre após a implementação de tarifas alfandegárias “recíprocas” pelo governo do presidente Donald Trump, que aumentaram a tensão comercial entre Washington e Pequim. A produção de bens duráveis, em especial, recuou 1,3% no mês, com destaque negativo para os setores automotivo e siderúrgico, fortemente impactados pelas tarifas de 25% sobre veículos, peças, aço e alumínio.

Setores como construção e materiais de escritório também apresentaram retração, com quedas de 1% e 0,3%, respectivamente. A estabilidade geral da produção industrial contrasta com a expectativa de recuperação, sinalizando desafios para a indústria americana diante do cenário comercial.

pressões comerciais e setor industrial

O comportamento do índice industrial em abril evidencia os efeitos das medidas tarifárias recentes e das incertezas nas relações comerciais entre Estados Unidos e China. O impacto setorial desigual indica que alguns segmentos enfrentam maior pressão, especialmente aqueles submetidos a barreiras tarifárias específicas.

A manutenção da produção industrial em patamar estável pode influenciar as decisões do Fed e as políticas econômicas para o segundo semestre de 2025.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IndústriaEconomia

Mais de Mundo

Zelensky e Trump conversam sobre defesa aérea após bombardeio russo recorde na Ucrânia

Parlamento de Portugal dá 1º passo para criar nova força policial de fronteiras

Parlamento português adia votação de políticas de imigração para alcançar mais consenso

Brics debate 'passaporte' para profissionais de tecnologia circularem entre países do bloco