Mundo

Projeto faraônico de novo aeroporto é rejeitado em Londres

Comissão afirmou que a extensão das capacidades aéreas de Londres não passará pela construção de um novo aeroporto

Aviões parados no aeroporto de Heathrow, em Londres: projeto de construção de um novo aeroporto foi barrado por comissão britânica (Edmond Terakopian/AFP)

Aviões parados no aeroporto de Heathrow, em Londres: projeto de construção de um novo aeroporto foi barrado por comissão britânica (Edmond Terakopian/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2014 às 16h49.

Londres - Uma comissão britânica rejeitou nesta terça-feira o projeto de construção de um novo aeroporto ao longo do estuário do Tâmisa, promovido pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, e defendeu a extensão dos aeroportos de Heathrow e Gatwick.

A comissão, presidida pelo economista Howard Davies e criada em 2012 pelo governo liberal-conservador de David Cameron, afirmou que a extensão das capacidades aéreas de Londres não passará pela construção de um novo aeroporto.

O prefeito de Londres aposta na construção de um imenso aeroporto de quatro pistas a cerca de 50 km à leste da capital britânica, ao sul do estuário do rio Tâmisa. O projeto inclui o fechamento de Heathrow, situado no oeste de Londres.

Como o projeto implicaria a construção de um vasto terreno artificial onde agora tem mar, a imprensa britânica ironicamente o denominou de "Boris Island".

A comissão descartou o plano alegando "obstáculos que dificultariam seu funcionamento, os elevados custos e os lucros incertos", segundo explicou Davies.

Assim, os especialistas preferem outros três projetos para manter Londres como o primeiro "hub" aéreo da Europa. Dois deles preveem a ampliação de Heathrow.

Seja qual for a opção preferida pela comissão, a decisão política não será tomada antes da próxima legislatura (2015-2020). A previsão é que a nova infraestrutura entre em funcionamento até 2030.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosEuropaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosReino UnidoSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones