Mundo

Protestos na Catalunha: por que Barcelona está em chamas? Veja fotos

Ao menos 525 mil pessoas de várias partes da Catalunha marcharam em Barcelona em protestos contra a condenação de políticos pró-independência

Protestos em Barcelona: mais de meio milhão de pessoas marcharam pelas ruas de uma das cidades mais turísticas do mundo em movimentos pró-independência (Albert Gea/Reuters)

Protestos em Barcelona: mais de meio milhão de pessoas marcharam pelas ruas de uma das cidades mais turísticas do mundo em movimentos pró-independência (Albert Gea/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 18 de outubro de 2019 às 16h18.

Última atualização em 18 de outubro de 2019 às 16h30.

São Paulo – Barcelona, cidade que é a capital da Catalunha (Espanha) está em chamas desde o início desta semana. Nesta sexta-feira (18), a cidade vive o quinto dia consecutivo de protestos, em atos que se tornaram violentos após confrontos entre manifestantes e a polícia, e uma greve geral que reuniu 525 mil pessoas a favor da independência da Espanha.

Os tumultos começaram na última segunda-feira, quando o Tribunal Supremo da Espanha condenou de 9 a 13 anos prisão nove políticos que ajudaram a organizar em 2017 um referendo sobre a independência da região autônoma, ato que gerou uma grave crise política no país. O líder do movimento, Carles Puigdemont, está em liberdade condicional na Bélgica, que agora examina um pedido de extradição feito pela Espanha.

Nesta sexta, estradas e ruas foram bloqueadas pelos manifestantes, que estavam divididos em cinco passeadas diferentes, originárias de várias partes da Catalunha e que tomaram as ruas de Barcelona. A paralisação foi convocada por sindicatos e a adesão foi grande em universidades (90%) e no comércio (de 60% a 80%), segundo dados oficiais.

Turbulências na região mais rica da Espanha foram registradas ao longo de toda a semana. Até o momento, a onda de protestos resultou no cancelamento de ao menos 150 voos e na interrupção da linha de trem de alta velocidade que liga a França até Barcelona, cidade que recebe 20 milhões de turistas por ano. O clássico entre Barcelona e Real Madrid do Campeonato Espanhol, programado para o dia 26 de outubro na capital catalã, também foi adiado.

Abaixo, veja fotos dos protestos pró-independência que estão incendiando Barcelona, na Catalunha.

Acompanhe tudo sobre:Barcelona (Espanha)CatalunhaDemocraciaEspanhaProtestos no mundo

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã