Mundo

Províncias chinesas atingem crescimento do PIB acima de 6% no primeiro semestre

Em destaque no crescimento econômico está a província do sul, Guangdong, que reafirma sua posição como a maior potência do país

ZHOUSHAN, CHINA - JULY 27: Aerial view of container ships sitting parked at Ningbo-Zhoushan Port at night on July 27, 2020 in Zhoushan, Zhejiang Province of China. (Photo by /VCG via Getty Images) (Yao Feng/Getty Images)

ZHOUSHAN, CHINA - JULY 27: Aerial view of container ships sitting parked at Ningbo-Zhoushan Port at night on July 27, 2020 in Zhoushan, Zhejiang Province of China. (Photo by /VCG via Getty Images) (Yao Feng/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 24 de julho de 2023 às 17h57.

As províncias de Zhejiang, Jiangsu e Shandong, as proeminentes potências econômicas da China, tiveram um crescimento robusto do Produto Interno Bruto (PIB), acima de 6% no primeiro semestre deste ano, de acordo com relatórios recentes de seus escritórios de estatísticas.

Em destaque no crescimento econômico está a província do sul, Guangdong, que reafirma sua posição como a maior potência do país. Com uma cifra impressionante de 6,29 trilhões yuans (aproximadamente US$ 874,3 milhões) em PIB bruto, a região registrou um salto notável de 5% em comparação com o ano anterior, demonstrando sua resiliência e poder econômico inabalável.

Acompanhando de perto, Jiangsu, em segundo lugar, provou sua força ao atingir um PIB de 6,05 trilhões de yuans, com um crescimento sólido de 6,2%. Não muito atrás, Shandong seguiu os passos de Jiangsu, registrando também um impressionante crescimento de 6,2% no PIB. Mas foi Zhejiang, a jóia do leste da China, que brilhou ainda mais intensamente, com um salto notável de 6,8% em seu PIB.

Além dessas potências, as províncias de Henan e Sichuan também merecem destaque por seu desempenho notável. Henan registrou um PIB de 3,13 trilhões de yuans, crescendo em sólidos 3,8% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, Sichuan mostrou-se em forma excepcional, com um crescimento impressionante de 5,5%, alcançando um PIB de 2,79 trilhões de yuans.

A indústria também está se destacando nas províncias de Jiangsu e Shandong, com mais de 70% dos setores apresentando crescimento no primeiro semestre. Como resultado, o valor adicionado industrial dessas províncias subiu consideravelmente em 8,3% e 6,9%, respectivamente. As vendas no varejo também não ficaram para trás, com Jiangsu apresentando um crescimento impressionante de 10%.

O investimento nessas regiões está superando a média nacional de 3,8%, com setores-chave como infraestrutura e manufatura contribuindo para o crescimento sustentado.

Jia Kang, diretor fundador da China Academy of New Supply-Side Economics e ex-diretor da Chinese Academy of Fiscal Sciences, enfatizou a importância do governo impulsionar o crescimento por meio de investimentos públicos e efetivos, especialmente em novos projetos de infraestrutura, onde o governo pode desempenhar um papel decisivo.

Essas estatísticas impressionantes das principais províncias econômicas contribuíram significativamente para o crescimento geral do PIB da China no primeiro semestre, atingindo a cifra impressionante de 59,3 trilhões de yuans, representando um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior. Com 45% do PIB total do país, essas seis províncias líderes continuam a ser o motor impulsionador da economia chinesa, trazendo otimismo e perspectivas de crescimento sustentado para o futuro.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPIB

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra