Mundo

Próxima cúpula do Mercosul será realizada no Paraguai

Reunião será presidida pelo vice-ministro paraguaio de Relações Econômicas e Integração, Manuel María Cáceres

Nova data da reunião presidencial foi estipulada após uma consulta entre os países-membros do bloco (Motorway065/Wikimedia Commons)

Nova data da reunião presidencial foi estipulada após uma consulta entre os países-membros do bloco (Motorway065/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2011 às 15h21.

Assunção - A próxima cúpula semestral de chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul), formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, será realizada no dia 29 de junho perto de Assunção, anunciou neste sábado a Chancelaria paraguaia.

A nova data da reunião presidencial, que antes estava marcada para 24 de junho, foi estipulada após uma consulta entre os países-membros do bloco, disse à Agência Efe uma fonte do Ministério das Relações Exteriores.

O encontro será realizado no Centro de Convenções da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Luque, localidade vizinha à capital, e a agenda será definida no dia 28 na 40ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), órgão político do acordo, informou a mesma fonte.

O Grupo Mercado Comum (GMC, órgão técnico executivo) se reunirá sob a Presidência paraguaia nos dias 14 e 15 de junho para discutir "temas da agenda econômico-comercial, institucional e as negociações do bloco em suas relações exteriores", informou a Chancelaria em comunicado.

A reunião será presidida pelo vice-ministro paraguaio de Relações Econômicas e Integração, Manuel María Cáceres, com a participação de coordenadores e diretores dos países associados, além da Venezuela, este último em processo de adesão plena.

O GMC discutirá "temas considerados prioritários" durante o presente semestre como os avanços para a eliminação da dupla cobrança do Tarifa Externa Comum, livre trânsito de bens, assimetrias e outros aspectos vinculados à consolidação da união aduaneira, segundo o texto oficial.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaMercosulParaguai

Mais de Mundo

Ataque terrorista na Caxemira abre crise entre Índia e Paquistão e acende risco de conflito militar

Macron pede a Putin que 'pare de mentir' sobre seu desejo de paz

Trump critica China por interromper compras da Boeing em razão da guerra tarifária

Bombardeios israelenses deixam mais de 50 mortos em Gaza