Mundo

Putin e Obama acertam cooperação para acordo sobre a Síria

Potências acertaram na sexta-feira um plano temporário para "cessar hostilidades" na Síria


	O presidente russo, Vladimir Putin (E), e o presidente americano, Barack Obama
 (Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente russo, Vladimir Putin (E), e o presidente americano, Barack Obama (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2016 às 08h36.

Moscou -- O presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram em intensificar a cooperação diplomática e de outras naturezas para chegar a um acordo sobre a Síria, informou o Kremlin neste domingo.

As principais potências acertaram na sexta-feira um plano temporário para "cessar hostilidades" na Síria. A pausa deve começar no prazo de uma semana.

Depois de conversas telefônicas entre Putin e Obama neste domingo, o Kremlin informou que ambos fizeram uma "avaliação positiva" sobre a reunião sobre a Síria em Munique, nos últimos dias 11 e 12.

"Em particular, um apoio foi dado aos esforços em dois alvos principais: para cessar-fogo e aspectos humanitários", informou o Kremlin.

O Kremlin acrescentou que, durante as negociações, a necessidade de estabelecer contatos estreitos de trabalho entre os ministério da defesa da Rússia e dos EUA foi destacada, que lhes permitam "combater com êxito o Estado Islâmico e outras organizações terroristas."

O Kremlin também informou que Putin falou com Obama sobre a importância da criação de uma frente antiterrorismo. Eles também discutiram a situação na Ucrânia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEstado IslâmicoEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticosRússiaSíriaVladimir Putin

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses