Mundo

Putin e Raúl Castro tentam estimular cooperação entre países

Governantes querem aproximar Moscou e Havana no âmbito econômico-comercial

Raúl Castro em Moscou, com militares russos (Grigory Dukor/Reuters)

Raúl Castro em Moscou, com militares russos (Grigory Dukor/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 07h10.

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu colega cubano, Raúl Castro, irão reunir-se nesta quarta-feira na capital russa para impulsionar a cooperação entre as duas nações, com especial ênfase no âmbito econômico-comercial.

Castro, que faz sua segunda visita a Moscou desde que assumiu a chefia do Estado cubano, chegou à capital russa após uma viagem que o levou a China e Vietnã, os dois grandes aliados asiáticos de Havana.

A visita de trabalho do líder cubano a Moscou, que não foi anunciada por Havana quando Castro deixou Cuba, no último dia 1º, foi comunicada pelo Kremlin poucas horas antes em um breve comunicado.

'O encontro dará continuidade à série de contatos bilaterais ao mais alto nível e será o terceiro entre os dois líderes. Os anteriores aconteceram em Havana, em dezembro de 2000, e em Moscou, em fevereiro de 2009', assinalou a nota oficial distribuída para a imprensa.

A Presidência russa indicou que os 'temas centrais' das conversas entre Putin e Castro serão os assuntos relativos à cooperação bilateral, em particular nos âmbitos econômico-comercial e de investimentos.

Além de estudar as vias para aumentar e diversificar as trocas comerciais, os líderes russo e cubano abordarão uma série de projetos nos campos de energia, transporte e telecomunicações.

O Kremlin lembrou que no último dia 6 se completaram 110 anos desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre Rússia e Cuba. EFE

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaÁsiaEuropaRússiaCubaDiplomaciaVladimir Putin

Mais de Mundo

Últimos acontecimentos no cessar-fogo em Gaza: Hamas diz que libertará reféns

Nenhuma autoridade israelense comparecerá à cúpula de paz para Gaza no Egito

Ministro da Defesa israelense ordena que militares destruam os túneis do Hamas em Gaza

Trump discursará no Parlamento israelense durante visita por acordo de paz para Gaza