Mundo

Putin volta a negar que Rússia esteja impedindo exportações ucranianas

Kiev acusa a Rússia de instalar minas para bloquear o acesso aos portos

Putin disse que ninguém está impedindo as autoridades militares ucranianas de retirar as minas dos portos (Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP/Getty Images)

Putin disse que ninguém está impedindo as autoridades militares ucranianas de retirar as minas dos portos (Alexey Nikolsky/Sputnik/AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de julho de 2022 às 10h06.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a negar que seu país esteja impedindo a exportação de grãos ucranianos, acusando o governo da Ucrânia de ter instalado minas no acesso a seus portos e culpando o Ocidente por ter desencadeado uma crise global de alimentos.

Putin disse que ninguém está impedindo as autoridades militares ucranianas de retirar as minas dos portos para permitir a passagem livre de navios que transportam grãos. "Garantimos que a segurança será fornecida", disse o líder russo em reunião com seu colega indonésio, Joko Widodo, nesta quinta-feira (30). Ele disse ainda que a Ucrânia tem outras rotas para exportar seus grãos.

Leia também: Putin não teria invadido a Ucrânia se fosse mulher, afirma primeiro-ministro britânico

Kiev acusa a Rússia de instalar minas para bloquear o acesso aos portos e rejeita as acusações russas de que a Ucrânia seria responsável por isso.

A Rússia controla todos os principais portos ucranianos no Mar Negro, com exceção de Odessa, mas as minas e a Marinha russa também fecharam aquele porto. A principal agência de espionagem da Rússia acusou a Ucrânia em março de instalar mais de 400 minas no Mar Negro, mas não citou evidências para a alegação.

Esforços no início de junho para negociar o fim do bloqueio não conseguiram superar o complexo desafio de manter um corredor de navegação em uma zona de guerra.

Putin também repetiu seu argumento de que o Ocidente é culpado pela atual crise alimentar global. "O problema é que esses países impuseram sanções contra alguns de nossos portos marítimos, criaram dificuldades no seguro de carga, no frete, e tudo isso cria alguns problemas para os mercados de alimentos e fertilizantes", disse o presidente russo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Veja também:

UE pede à Ucrania para acelerar reformas anticorrupção

Ataques no sul da Ucrânia deixam 18 mortos

Acompanhe tudo sobre:economia-internacionalPortosRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses