Mundo

Pyongyang ameaça atacar navios militares sul-coreanos

O exército norte-coreano afirmou que 17 patrulhas rápidas sul-coreanas penetraram em águas territoriais da Coreia do Norte durante a primeira semana de maio

Posto militar sul-coreano perto das águas disputadas do Mar Amarelo (Jung Yeon-Je/AFP)

Posto militar sul-coreano perto das águas disputadas do Mar Amarelo (Jung Yeon-Je/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2015 às 10h31.

Seul - A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira que está disposta a abrir fogo contra navios militares sul-coreanos que, segundo ela, violam a fronteira marítima entre os dois países no Mar Amarelo.

O exército norte-coreano afirmou que 17 patrulhas rápidas sul-coreanas penetraram em águas territoriais da Coreia do Norte durante a primeira semana de maio com o pretexto de interceptar barcos de pesca chineses.

Em um comunicado intitulado "Aviso especial e urgente", as forças armadas norte-coreanas anunciaram que realizarão a partir de agora "um ataque sem aviso prévio" contra qualquer navio sul-coreano em águas territoriais consideradas norte-coreanas.

Em caso de uma resposta armada sul-coreana, Pyongyang responderá com outros ataques de represália contra estas embarcações, segundo o comunicado divulgado pela agência de notícias da Coreia do Norte, KCNA.

As duas Coreias mantém um enfrentamento sobre a localização exata de sua fronteira marítima no mar Amarelo. Desde o fim da guerra da Coreia (1950-1953), marcada por um simples cessar-fogo, Pyongyang e Seul continuam tecnicamente em guerra.

O ministério sul-coreano da Defesa desmentiu rapidamente qualquer incursão de navios sul-coreanos e acusou Pyongyang de aumentar a tensão.

Qualquer agressão norte-coreana comportará uma resposta contundente e eles se arrependerão amargamente de ter aberto fogo, declarou o porta-voz do ministério, Kim Nin-Seok, em uma mensagem dirigida ao exército norte-coreano.

A fronteira marítima entre as duas Coreias foi palco de confrontos breves, mas violentos, em 1999, 2002 e 2009.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulExército

Mais de Mundo

Governo dos EUA deixa aperta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado

Trump ordena novo censo que exclua imigrantes ilegais