Mundo

Quatro mortos e uma igreja incendiada na Nigéria

O que aconteceu na cidade de Bichi foi em decorrência da desinformação, explicou o chefe de polícia de Kano (norte), Ibrahim Idris

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 16h00.

Kano - Quatro pessoas morreram e uma igreja e lojas foram incendiadas nesta quinta-feira no norte da Nigéria, durante uma revolta de jovens muçulmanos motivada por um erro de pronúncia interpretado como blasfêmia, segundo a polícia e habitantes.

O que aconteceu na cidade de Bichi foi em decorrência da desinformação, explicou o chefe de polícia de Kano (norte), Ibrahim Idris.

"Circularam rumores de que alguém havia blasfemando contra o Profeta e isso provocou distúrbios da ordem público", declarou aos jornalistas

O chefe da polícia contou que um alfaiate cristão pronunciou errado o nome de um tecido enquanto fala com seu vizinho muçulmano em hausa, o idioma que predomina no norte do país, dizendo, sem querer, "o profeta chegou ao mercado".

Segundo habitantes de Bichi, nos arredores de Kano, quatro pessoas morreram e uma igreja e vários comércios de cristãos foram queimados.

"Quatro Igbos morreram no ataque. Um deles foi jogado num poço perto de minha casa”, contou um dos habitantes. A maioria dos Igbos é de cristãos.

Outro habitante disse ter visto quatro corpos esquartejados com machados.

A polícia não confirmou o número de vítimas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaIncêndiosNigériaMuçulmanos

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro