Mundo

Quem foi o Papa mais jovem da história?

A trajetória de Bento IX foi tão turbulenta quanto inusitada: ele é o único pontífice que ocupou o trono papal em três períodos diferentes, segundo especialista

Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história ( Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images/Divulgação)

Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história ( Universal History Archive/Universal Images Group via Getty Images/Divulgação)

Publicado em 26 de abril de 2025 às 10h46.

Última atualização em 26 de abril de 2025 às 13h00.

Tudo sobrePapas
Saiba mais

A história milenar da Igreja Católica é repleta de curiosidades e personagens marcantes. Um deles é Bento IX, reconhecido como o Papa mais jovem da história. De acordo com Dayvid da Silva, teólogo e professor da Faculdade de Teologia da PUC-SP, Bento IX assumiu o papado no início do século XI, ainda muito jovem — estima-se que tivesse cerca de 20 anos ou até menos.

"Ele teria sido eleito três vezes, sendo que renunciou a segunda vez e voltou para a terceira", afirma o teólogo.

A trajetória de Bento IX foi tão turbulenta quanto inusitada: ele é o único pontífice que ocupou o trono papal em três períodos diferentes, em meio a disputas políticas e instabilidades que marcaram aquele momento da história europeia.

Essa percepção é reforçada pelo historiador André Leonardo Chevitarese, professor da UFRJ. Segundo ele, há incertezas sobre a real idade de Bento IX no momento em que assumiu o papado: poderia ter entre 11 e 20 anos. "De fato, ele é um papa que advém de uma família aristocrática, extremamente rica e influente em Roma", diz Chevitarese.

O professor explica que, na época, o processo de escolha de um Papa era muito diferente do que se conhece hoje. "A ideia de conclave, com a reunião de cardeais para eleger o sucessor de Pedro, só surgiu no século XIII. Antes disso, a escolha papal sofria forte influência política e econômica", diz. O caso de Bento IX, segundo Chevitarese, é emblemático de um período de fragilidade ética e moral dentro da Igreja, em que papas eram escolhidos ou removidos a partir de interesses alheios à espiritualidade.

Quem será o próximo Papa?

Quem foi o primeiro Papa?

Durante a entrevista, Dayvid da Silva também relembrou a origem do papado. Segundo a tradição católica, o primeiro Papa foi o apóstolo Pedro. A Igreja interpreta que, no Evangelho de Mateus (capítulo 16, versículo 16), Jesus confere a ele a autoridade de liderar a comunidade cristã: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja."

"Pedro foi martirizado em Roma, e é ali que descansam seus restos mortais. Por isso, todo Papa é, antes de tudo, o Bispo de Roma", conta o teólogo Silva que explica que independentemente de sua origem ou nacionalidade, ao ser eleito Papa, o cardeal automaticamente assume também o título de Bispo de Roma — posição que simboliza a sucessão direta de Pedro na liderança da Igreja.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasHistória

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira