Mundo

Rebeldes assumem controle de 2 enclaves jihadistas na Síria

Os extremistas se retiraram hoje de Saraqeb, na província de Idlib, após enfrentamentos nos últimos dias com seus oponentes, que enviaram reforços à região

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2014 às 09h03.

Beirute - Rebeldes islamitas tomaram o controle das localidades de Saraqeb e de Ayal, no norte da Síria, após choques contra membros do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, grupo vinculado à Al Qaeda, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Os extremistas se retiraram hoje de Saraqeb, na província de Idlib, após enfrentamentos nos últimos dias com seus oponentes, que enviaram reforços à região.

Há dois dias, o autoproclamado "emir" do Estado Islâmico em Saraqeb e sua periferia -um belga de origem argelino- morreu em uma emboscada realizada por seus rivais na cidade.

Na província de Aleppo, também no norte, os oponentes dos jihadistas assumiram o controle da cidade de Ayal.

Enquanto isso, continuam os combates entre ambos os lados na base 46, onde fica o quartel principal do Estado Islâmico na periferia ocidental da cidade de Aleppo, que foi tomado parcialmente pelos adversários dos radicais.

Em 3 de janeiro, os rebeldes da Frente Islâmica, a maior aliança opositora islamita, o Exército Livre Sírio e o Exército dos Mujahedins lançaram uma ofensiva em várias províncias do norte do país para expulsar o Estado Islâmico, acusado de ter cometido violações contra o povo, como assassinatos e sequestros. 

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoSíriaOriente MédioIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA