Mundo

Rebeldes assumem controle de mais 60% da prisão de Alepo

Rebeldes islamitas tomaram mais de 60% da prisão central de Aleppo, no norte da Síria


	Homem em área destruída por ataque em Alepo: durante os últimos meses, foram frequentes choques nos arredores da prisão entre as forças do regime e os opositores
 (Hosam Katan/Reuters)

Homem em área destruída por ataque em Alepo: durante os últimos meses, foram frequentes choques nos arredores da prisão entre as forças do regime e os opositores (Hosam Katan/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 13h35.

Beirute - Rebeldes islamitas tomaram nesta quinta-feira mais de 60% da prisão central de Alepo, no norte da Síria, onde nesta manhã iniciaram uma ofensiva para controlar o local, disse à Agência Efe o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos Rami Abderrahman.

Em uma entrevista por telefônica, Abderrahman acrescentou que durante a operação, realizada conjuntamente entre o Movimento dos Livres do Sham e o Frente al Nusra, vinculado à Al Qaeda, morreu um "emir" checheno deste segundo grupo, Saifula al Shishani.

O Movimento dos Livres do Sham anunciou pelo Twitter o começo da operação para "libertar" prisão, enquanto a Frente al Nusra instou seus simpatizantes a rezarem para "libertar os mujahedins que estão dentro da prisão".

Desde 2 de maio, os rebeldes assediam a prisão e têm o controle da estrada que conduz até ela, por isso os alimentos e os remédios chegam através de helicópteros que os lançam do ar.

Durante os últimos meses, foram frequentes os choques nos arredores da prisão entre as forças do regime e os opositores.

Acompanhe tudo sobre:AlepoSíriaViolência política

Mais de Mundo

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses

O que acontece quando um país muda sua capital?