Mundo

Rebeldes começam a abandonar uma zona na periferia de Damasco

O conflito da Síria acabou com a vida de 350.000 pessoas e milhões de deslocados desde que começou em 2011

Damasco: O regime busca proteger a capital depois de reconquistar último reduto rebelde na periferia (Omar Sanadiki/Reuters)

Damasco: O regime busca proteger a capital depois de reconquistar último reduto rebelde na periferia (Omar Sanadiki/Reuters)

Karin Salomão

Karin Salomão

Publicado em 21 de abril de 2018 às 11h15.

Damasco (AFP) - Os rebeldes começaram a abandonar neste sábado uma zona na periferia nordeste da capital síria, anunciou a agência de notícias oficial, conforme o acordo com os insurgentes locais. O acordo para a zona de Qalamun Oriental é o último de uma série de acordos que permitiram que rebeldes e civis pudessem abandonar antigos redutos da oposição perto de Damasco.

"Ônibus levando terroristas e suas famílias começaram a sair de Rohaiba", uma localidade em Qalamun Oriental, afirmou a agência Sana, usando o termo habitual para definir os rebeldes.

A televisão estatal afirmou que 3.200 combatentes e seus familiares devem abandonarn Rohaiba, assim como as localidades vizinhas de Nasiriyah e Jairud neste sábado.

Eles serão levados para Jarabulus, uma localidade rebelde ao norte, na província de Aleppo, e para a vizinha Idlib, onde os rebeldes mais radicais controlam a região.

O regime busca proteger a capital depois de anunciar na semana passada a reconquista completa do que foi o último grande reduto rebelde na periferia de Damasco.

O conflito da Síria acabou com a vida de 350.000 pessoas e milhões de deslocados desde que começou em 2011.

Acompanhe tudo sobre:SíriaGuerra na Síria

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista