Mundo

Reconstrução de usina no Japão custará o equivalente ao PIB

A usina sofreu explosões e vazamentos em decorrência do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março de 2011


	Fukushima: os acidentes nucleares provocaram prejuízos à economia japonesa, pois alimentos produzidos na região foram proibidos ao consumo 
 (AFP/Air Photo Service/Ho/Arquivo)

Fukushima: os acidentes nucleares provocaram prejuízos à economia japonesa, pois alimentos produzidos na região foram proibidos ao consumo  (AFP/Air Photo Service/Ho/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2012 às 08h05.

Brasília – A Tepco, empresa gestora da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, no Nordeste do Japão, calcula que gastará 100 bilhões de euros na reconstrução total da central.

A usina sofreu explosões e vazamentos em decorrência do terremoto seguido por tsunami, em 11 de março de 2011. Os acidentes nucleares provocaram prejuízos à economia japonesa, pois alimentos produzidos na região foram proibidos ao consumo e populações inteiras retiradas da área.

“Nós precisamos discutir com o governo as necessidades, considerando que há vários cenários”, disse o presidente da empresa gestora, Kazuhiko Shimokobe. Para garantir a reconstrução da usina, a companhia informou que precisa da ajuda do governo japonês.

Na economia do Japão - a terceira do mundo, depois dos Estados Unidos e da China -, 100 bilhões de euros correspondem a 2% do Produto Interno Bruto (PIB). O governo ainda se esforça para retomar a normalidade.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisJapãoPaíses ricosUsinasUsinas nucleares

Mais de Mundo

Irã denuncia que Trump fala em paz ao mesmo tempo em que faz ameaças

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região central do Peru

Após reunião na Turquia, ataque russo deixa pelo menos 9 mortos em cidade ucraniana

Exército israelense anuncia início de nova operação em Gaza