Mundo

Reino Unido desiste de presidência do Conselho Europeu

O Reino Unido desistiu de ocupar a presidência do Conselho Europeu em julho de 2017 para se concentrar na negociação do Brexit


	Brexit: "A primeira-ministra sugeriu que o Reino Unido deveria abdicar da presidência rotativa do Conselho"
 (Neil Hall / Reuters)

Brexit: "A primeira-ministra sugeriu que o Reino Unido deveria abdicar da presidência rotativa do Conselho" (Neil Hall / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2016 às 09h06.

Londres - O Reino Unido desistiu de ocupar a presidência do Conselho Europeu em julho de 2017 para se concentrar na negociação do Brexit, a desfiliação do país da União Europeia, disse uma porta-voz da primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quarta-feira.

A decisão, tomada em uma conversa telefônica entre May e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na noite de terça-feira, reflete a dimensão da tarefa adiante dos britânicos, no momento em que a nação procura negociar um novo relacionamento com a UE em reação ao referendo de 23 de junho que decidiu sua separação do bloco.

"A primeira-ministra sugeriu que o Reino Unido deveria abdicar da presidência rotativa do Conselho, atualmente agendada para a segunda metade de 2017, observando que iremos priorizar as negociações para sair da União Europeia", informou a porta-voz.

"A primeira-ministra explicou que precisaremos nos preparar cuidadosamente para as negociações para sair da UE antes de acionar o Artigo 50", disse, em referência ao processo legal formal de saída do bloco.

Atualmente a presidência está nas mãos da Eslováquia e deve ser ocupada por Malta na primeira metade de 2017. A Estônia deveria assumir a presidência após o Reino Unido.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaReino UnidoBrexitUnião Europeia

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia