Mundo

Reino Unido pode proibir uso de emblema por time argentino

Time olímpico argentino usaria símbolo das ilhas Malvinas, motivo de contenda entre os dois países

A tensão entre Londres e Buenos Aires aumentou há poucas semanas, quando a Argentina acusou o Reino Unido de reforçar sua presença militar no Atlântico Sul (Ken Griffiths/Wikimedia Commons)

A tensão entre Londres e Buenos Aires aumentou há poucas semanas, quando a Argentina acusou o Reino Unido de reforçar sua presença militar no Atlântico Sul (Ken Griffiths/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2012 às 15h31.

Londres - O Parlamento britânico anunciou nesta quinta-feira que vai avaliar se é necessário adotar medidas para impedir que as delegações nacionais que vão participar dos Jogos Olímpicos de Londres ostentem 'logotipos inapropriados' durante o evento.

A hipótese foi levantada depois que uma deputada argentina propôs que a equipe de seu país colocasse uma imagem das ilhas Malvinas ao uniforme dos atletas.

Em meio à disputa de Reino Unido e Argentina pela posse da ilha, e perto do 30º aniversário da guerra entre os dois países, o líder da Câmara dos Comuns do Parlamento, George Young, afirmou hoje que debaterá a questão com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres (LOCOG), Sebastian Coe.

Um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, havia informado anteriormente à câmara que Downing Street não tinha uma posição fixa sobre o assunto, apesar de hoje Young ter dito que levará a questão ao LOCOG por entender que existe uma 'preocupação' sobre a possibilidade de que a delegação Argentina utilize um logotipo das Malvinas durante os Jogos.

Em resposta a uma pergunta do deputado trabalhista Kevin Brennan, o líder da Câmara dos Comuns declarou que se trata de 'um problema que deve ser resolvido pelo Comitê Olímpico, a organização que está no comando dos Jogos'.

O plano argentino para incluir uma imagem das ilhas Malvinas em seu uniforme olímpico foi lançado no final do ano passado por Rosana Bertone, deputada da coalizão Frente Para a Vitória, liderada pela presidente Cristina Kirchner.

A tensão entre Londres e Buenos Aires aumentou há poucas semanas, quando a Argentina acusou o Reino Unido de reforçar sua presença militar no Atlântico Sul. O governo britânico, por sua vez, alegou que Buenos Aires tenta isolar o arquipélago. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEuropaOlimpíadasReino UnidoEsportesArgentina

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk