Mundo

Republicanos concluem que não houve conluio entre Rússia e Trump

Segundo deputado que lidera a investigação há quase um ano, o órgão encontrou casos de "mau julgamento" e algumas "reuniões inapropriadas"

Trump: os deputados republicanos produziram um relatório preliminar da investigação (Leah Millis/Reuters)

Trump: os deputados republicanos produziram um relatório preliminar da investigação (Leah Millis/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de março de 2018 às 20h12.

Washington - Os deputados republicanos no Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos produziram um relatório preliminar afirmando que a investigação do colegiado sobre interferência da Rússia na eleição americana de 2016 não encontrou evidências de conluio entre Moscou e a campanha do atual presidente do país, Donald Trump.

De acordo com o republicano Mike Conaway, que lidera a investigação há quase um ano, o órgão parlamentar encontrou casos de "mau julgamento" e algumas "reuniões inapropriadas" entre membros da campanha de Trump e russos, mas nenhum sinal de que essas ocasiões tenham se desdobrado em conluio.

Ele citou um encontro em junho de 2016 na Trump Tower, um arranha-céu de propriedade do presidente americano em uma das avenidas mais famosas de Nova York, entre alguns dos principais assessores da campanha de Trump e uma advogada russa ligada ao Kremlin. "Esta reunião nunca deveria ter ocorrido", afirmou Conaway. "Mas não conseguimos achar qualquer coisa que nos leve a um elo de conluio."

A proposta de relatório dos republicanos ainda precisa ser compartilhada com os membros do Partido Democrata no comitê, o que deve ocorrer nesta terça-feira, 13 de março. (Dow Jones Newswires)

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Partido Republicano (EUA)Rússia

Mais de Mundo

AfD não deve participar da próxima coalizão de governo da Alemanha

Papa Francisco tem noite tranquila, mas segue em estado crítico, diz Vaticano

Pentágono e FBI pedem que seus funcionários não respondam a pedido de Musk