Mundo

Rio na Rússia fica vermelho sangue e assusta moradores

Moradores da cidade de Norilsk, na Rússia, levaram um susto na última terça-feira ao encontrar o rio Daldykan totalmente transformado

Trecho do rio russo Daldykan que ficou vermelho (Reprodução)

Trecho do rio russo Daldykan que ficou vermelho (Reprodução)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 8 de setembro de 2016 às 12h08.

São Paulo - Moradores da cidade de Norilsk, na Rússia, levaram um susto na última terça-feira ao encontrar o rio Daldykan, vizinho à região, totalmente transformado com um fluxo de água vermelho sangue.

Autoridades locais suspeitam que o fenômeno tenha sido causado por um vazamento de resíduos da gigante mineradora de níquel russa Norilsk Nickel. 

Segundo a rede de notícias americana CNN, a empresa nega que a poluição tenha ligação com alguma de suas fábricas, mas se comprometeu a reduzir sua produção na região, enquanto testes são realizados.

O rio não é usado no abastecimento público de água da região e não representa uma ameaça imediata à população, mas os danos à vida marinha são inevitáveis. 

A cidade de Norilsk, que surgiu como um campo de concentração russo (gulag) em 1935, é conhecida por seus invernos rigorosos e pelo alto nível de poluição industrial.

Os moradores dizem que não é a primeira vez que o rio ficou vermelho  e compartilham imagens do fenômeno, que ganharam as redes sociais: 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMeio ambientePoluiçãoRússia

Mais de Mundo

Órgão britânico diz que banheiros femininos não são para mulheres trans

Canadá está à véspera de eleição existencial, mas que não desperta paixões no país

Zelensky diz que forças ucranianas 'continuam operações' em território russo

Indústria farmacêutica da Europa se prepara para dificuldades com ameaça de tarifas de Trump