Mundo

No Rio, opositores ligam Sérgio Cabral a milicianos

Candidato do PMDB também foi relacionado a quadrilhas de traficantes de drogas

O candidato do PMDB à reeleição no governo do Rio de Janeiro (Wikimedia Commons)

O candidato do PMDB à reeleição no governo do Rio de Janeiro (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - O debate entre os candidatos ao governo do Rio foi marcado por polêmica e troca de acusações. O governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), que tenta a reeleição, virou alvo de acusações dos adversários, que o acusaram de conflito de interesse e de ser aliado a políticos acusados de integrar quadrilhas de milicianos e traficantes de droga.

Apadrinhado pelos ex-governadores Rosinha e Anthony Garotinho, inimigos do peemedebista, Fernando Peregrino (PR) usou todas as suas intervenções para atacar o governador. Fernando Gabeira (PV) ainda tentou falar de projetos para o Estado, mas também lembrou de casos de superfaturamento na Secretaria de Estado de Saúde. Logo na primeira pergunta do debate, Peregrino citou o fato - revelado pelo Estado em janeiro - da primeira-dama do Rio, Adriana Ancelmo Cabral, ser advogada de empresas concessionárias dos serviços de transporte, como o Metrô e a Supervia. "Quando conheci minha mulher, ela já era advogada. E quando eu sair do governo, ela continuará advogada", alegou Cabral.

Atacado o tempo todo, o governador também não perdeu a chance de atingir seus adversários. Disse que fez levantamento sobre emendas apresentadas por Gabeira na Câmara dos Deputados e que nenhuma iniciativa do parlamentar destinava recursos à saúde ou à segurança. Cabral também disparou contra Peregrino e seus padrinhos políticos. "É lamentável que você sirva a esse papel", disse o governador ao adversário do PR. Temas como Copa do Mundo e Olimpíada, segurança e saúde entraram no debate apenas para os candidatos trocarem mais críticas e acusações.

Leia mais notícias sobre o Rio de Janeiro

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEleiçõesEleições 2010MDB – Movimento Democrático BrasileiroMetrópoles globaisPartidos políticosPolítica no BrasilRio de Janeiro

Mais de Mundo

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site

Democratas deixam Texas para bloquear manobra republicana que redistribui distritos eleitorais

Milei veta aumento a aposentados e pensionistas por invalidez na Argentina

China lidera mercado global de robótica pelo 12º ano consecutivo, com 302 mil unidades vendidas