Mundo

Rússia: caça turco derrubado violou espaço aéreo da Síria

Moscou - A Rússia dispõe de provas objetivas que mostram que o caça turco F-4 derrubado em 22 de junho pela Síria violou o espaço aéreo do país árabe, afirmou nesta segunda-feira à agência "Interfax" uma fonte diplomático-militar do Kremlin. "Temos dados precisos sobre a localização exata do avião das Forças Aéreas turcas até o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de julho de 2012 às 13h25.

Moscou - A Rússia dispõe de provas objetivas que mostram que o caça turco F-4 derrubado em 22 de junho pela Síria violou o espaço aéreo do país árabe, afirmou nesta segunda-feira à agência "Interfax" uma fonte diplomático-militar do Kremlin.

"Temos dados precisos sobre a localização exata do avião das Forças Aéreas turcas até o momento em que foi derrubado pela defesa antiaérea da Síria", disse a fonte.

O militar declarou que "esses dados referendam inequivocamente o fato de que o avião violou o espaço aéreo da Síria", acrescentou a fonte.

A Rússia, segundo a fonte, "tem seus interesses na Síria", por isso realiza de forma habitual acompanhamento e vigilância do espaço aéreo sírio.

"As capacidades de nossas forças aéreas nos permitem verificar e analisar informações deste tipo", explicou.

Durante a conferência internacional de paz sobre a Síria realizada no sábado em Genebra, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que seu país conta com informações sobre o incidente que provocou um grave conflito diplomático entre Damasco e Istambul.

As forças turcas destacaram lançadores de mísseis e baterias antiaéreas após a derrubada de seu caça pelo exercito sírio. O clima de tensão está em níveis elevados entre Turquia e Síria depois do incidente com o F-4, que fez o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, prometer "tratar como ameaça" qualquer elemento militar sírio que se aproximar da fronteira. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDitaduraEuropaPrimavera árabeRússiaSíriaTurquia

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira