Mundo

EUA e Rússia enviam representantes à Turquia para negociações bilaterais

Putin e Trump conversaram por telefone no último dia 12 sobre negociações para o fim da guerra contra Ucrânia

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 09h51.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2025 às 10h15.

Representantes da Rússia e dos Estados Unidos iniciaram nesta quinta-feira em Istambul sua segunda rodada de negociações bilaterais, que se concentrarão na normalização das relações diplomáticas.

As negociações estão ocorrendo a portas fechadas e ainda não foram divulgados os nomes dos membros das duas delegações, segundo relatou a agência de notícias russa “TASS”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou na quarta-feira, 25, que os negociadores discutirão o trabalho das embaixadas dos dois países.

Lavrov explicou que diplomatas de alto escalão e especialistas da Rússia e dos EUA se reunirão em Istambul para discutir os problemas que se acumularam nas relações bilaterais como "consequência de atividades ilegais da administração anterior (dos EUA) para criar obstáculos artificiais às atividades da embaixada russa".

Um dos pontos mais importantes para Moscou é a devolução de seis propriedades diplomáticas russas nos Estados Unidos.

A primeira rodada de negociações entre Rússia e EUA aconteceu no dia 18 de fevereiro em Riad, capital da Arábia Saudita, marcando o primeiro contato direto entre os dois lados desde o início da guerra na Ucrânia.

O presidente russo, Vladimir Putin, concordou no último dia 12 de fevereiro, em uma conversa telefônica com seu homólogo americano, Donald Trump, em iniciar negociações para acabar com a guerra na Ucrânia e comemorou o primeiro contato direto com os EUA em mais de três anos em Riad.

Putin saudou o contato como a primeira tentativa de construir confiança entre as duas potências, o que classificou como crucial para alcançar um acordo pacífico na Ucrânia, e negou que Kiev seria excluída das negociações.

Acompanhe tudo sobre:RússiaEstados Unidos (EUA)Diplomacia

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump