Mundo

Rússia precisa pedir que separatistas ucranianos se desarmem

John Kerry disse que a Rússia deveria fazer um apelo aos separatistas da Ucrânia para que se desarmem dentro "das próximas horas"


	Kerry: "gostaríamos de ver um esforço cooperativo entre os Estados Unidos, a Europa e a Rússia e os ucranianos"
 (Jim Bourg/AFP)

Kerry: "gostaríamos de ver um esforço cooperativo entre os Estados Unidos, a Europa e a Rússia e os ucranianos" (Jim Bourg/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 08h51.

Paris - Depois de se reunir com o chanceler da França nesta quinta-feira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, disse que a Rússia deveria fazer um apelo aos separatistas da Ucrânia para que se desarmem dentro "das próximas horas".

"Nós estamos de pleno acordo em que é crucial para a Rússia mostrar nas próximas horas, literalmente, que está agindo para ajudar a desarmar os separatistas, encorajá-los a se desarmarem, pedir-lhes que deponham as armas e comecem a fazer parte de um processo legítimo", disse Kerry a repórteres em Paris.

Ele acrescentou que os líderes da União Europeia iriam discutir possíveis sanções contra a Rússia em sua reunião de cúpula na Bélgica, que começa nesta quinta-feira.

"Todos nós concordamos que eles precisam estar dispostos. Mas nossa preferência é não entrar no plano das sanções. Nós gostaríamos de ver um esforço cooperativo entre os Estados Unidos, a Europa e a Rússia e os ucranianos", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)EuropaRússiaUcrâniaJohn Kerry

Mais de Mundo

Putin diz que Otan 'trava guerra' contra a Rússia e promete 'resposta contundente' à pressão externa

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos