A chanceler alemã, Angela Merkel, ao lado do seu porta-voz, Steffen Seibert (John MacDougall/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2014 às 10h27.
Berlim - O governo alemão classificou nesta sexta-feira de intervenção militar a ação das forças russas na Ucrânia, na véspera de uma cúpula europeia onde está prevista a adoção de novas sanções contra a Rússia.
"Esperamos que a Rússia dê explicações após as diversas informações sobre a passagem ilegal (de soldados russos) pelas fronteiras ucranianas, que acabam constituindo uma intervenção militar", declarou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, em uma coletiva de imprensa em Berlim.
1/16 (Andrey Rudakov/Bloomberg)
2/16 (Wikimedia Commons)
País que as reivindica: Japão As Ilhas Kuril estão localizadas ao norte do Japão e ao sudeste russo. Um século atrás, japoneses e russos assinaram um acordo dizendo que as quatro ilhas eram território japonês. Contudo, depois da Segunda Guerra Mundial, a Rússia tomou a região de volta e expulsou os japoneses que moravam ali em 1949.
3/16 (GoogleMaps)
4/16 (Wikimedia Commons)
País que a reivindica: China A ilha Bolshoi Ussuriysky fica no Rio Ussuri, na ponta do extremo leste chinês, na fronteira com a Rússia. Após um impasse de décadas, os dois países fizeram uma redefinição de fronteiras em 2008. A Rússia cedeu a ilha Tarabarov e metade da ilha Bolshoi Ussuriysky.
5/16 (GoogleMaps)
6/16 (Wikimedia Commons)
País que as reivindica: China O apelido das "64 vilas" se refere às moradias presentes na região. As vilas se localizam na margem direita do Rio Zeya. Do outro lado, está a cidade russa de Blagoveshchensk. A região era chinesa, mas durante o Império Qing, foi cedida aos russos em 1858, após um conflito.
7/16 (GoogleMaps)
8/16 (Wikimedia Commons)
País de origem: Letônia A região da Letônia viveu séculos de ocupações, até definir suas fronteiras no começo dos anos 1920. Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética anexou o país e ainda tirou parte de suas terras, Pytalovsky, dizendo que ali a maioria era russa e, portanto, deveria ser território russo.
9/16 (GoogleMaps)
10/16 (Keystone/Getty Images)
País de origem: Estônia Em 1945, a cidade de Ivangorod se separou da cidade de Narva, divididas pelo Rio Narva. Elas pertenceram à Estônia até a União Soviética tomar a região e considerar que o rio seria a fronteira entre eles. Assim, as duas cidades ficaram separadas, cada uma em um país.
11/16 (GoogleMaps)
12/16 (Wikimedia Commons)
País de origem: Finlândia Antes de começar a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética reivindicou terras do sul da Finlândia, na região de Leningrado, cidade estratégica do império. A Finlândia recusou ceder as terras, que acabaram sendo invandidas e tomadas em 1939 - em uma guerra que matou milhares.
13/16 (GoogleMaps)
14/16 (Harry Engels/Getty Images)
País de origem: Prússia (Alemanha) A região de Kaliningrado não está conectada ao restante do território russo, cercada pelo Mar Báltico, a Lituânia e a Polônia. Por séculos, foi uma região prússia, de expressão alemã, chamada Königsberg. A região foi tomada pelas tropas russas dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
15/16 (GoogleMaps)
16/16 (REUTERS/Baz Ratner)
Secretário de Transportes afirmou que a intenção do governo é fazer do terminal "um lugar atraente"
Presidente americano não especificou o que motivou seu ataque contra Soros, mas sua mensagem chega em um momento em que seu governo realiza diversas investigações sobre indivíduos que considera inimigos
El tratado eliminará las tarifas en el comercio para Noruega, Suiza, Islandia y Liechtenstein e involucra a países con un PIB combinado de 4,3 billones de dólares.
The treaty with the EFTA bloc will eliminate tariffs on trade for Norway, Switzerland, Iceland, and Liechtenstein and involves countries with a combined GDP of US$ 4.3 trillion.