Mundo

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk

Ministério da Defesa declarou que capturou as localidades de Sredneye e de Kleban-Byk

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 23 de agosto de 2025 às 11h44.

Tudo sobreRússia
Saiba mais

A Rússia afirmou, neste sábado, que tomou duas localidades na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, intensificando a pressão militar no terreno, no momento em que aumentam os esforços diplomáticos para encontrar uma solução para o conflito.

Em um comunicado no Telegram, o Ministério da Defesa da Rússia declarou que capturou as localidades de Sredneye e de Kleban-Byk nesta região.

A tomada de Kleban-Byk marca um novo passo em direção à cidade de Kostiantynivka, um importante reduto na estrada que leva a Kramatorsk, um centro logístico ucraniano essencial na frente da região de Donetsk.

O exército russo tem aumentado seus avanços territoriais nos últimos meses frente a forças ucranianas menos numerosas e pior equipadas.

Estes avanços ocorrem enquanto se dissipa a perspectiva de uma reunião entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciada pelo mandatário americano, Donald Trump, com o objetivo de encontrar uma solução pacífica para o conflito.

Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, acusou o presidente ucraniano de bloquear a organização de uma possível reunião com seu homólogo russo, após críticas semelhantes do líder ucraniano a Moscou.

Trump, que busca encontrar rapidamente uma solução para a ofensiva russa na Ucrânia, iniciada em 2022, e que fez uma importante aproximação com Moscou nos últimos meses, anunciou na sexta-feira que tomará uma decisão "importante" em "duas semanas" para definir sua posição sobre o conflito.

Neste sentido, ele especificou que Moscou poderia enfrentar sanções maciças ou que poderia "não fazer nada".

O exército russo atualmente ocupa aproximadamente 20% do território ucraniano.

Acompanhe tudo sobre:Vladimir PutinRússiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump ameaça aumento ‘maciço’ de tarifas contra China e ‘não vê motivo’ para encontro com Xi Jinping

Presidente do Peru sofreu impeachment em 20 minutos e foi criticada por operar o nariz

Possível vazamento de Nobel da Paz será investigado após alta misteriosa em casas de apostas

María Machado vê seu Nobel como um 'impulso para concluir' tarefa pela 'liberdade' da Venezuela