Mundo

Rússia segue com preparativos para Copa apesar de temores

O sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia marcou o primeiro e o último passos rumo à realização do torneio


	Vista do Estádio Luzhniki, em Moscou, uma das sedes da Copa do Mundo de 2018
 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Vista do Estádio Luzhniki, em Moscou, uma das sedes da Copa do Mundo de 2018 (Sergei Karpukhin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2015 às 16h26.

São Petesburgo - O sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia marcou o primeiro e o último passos rumo à realização do torneio.

Embora o sorteio de sábado tenha sido o início da contagem regressiva para o evento, o anúncio no mesmo dia de que o comitê executivo da Fifa endossou a Rússia como país-sede foi concebido para encerrar os rumores de que Moscou iria perder o Mundial.

A decisão dos dirigentes da entidade que gerencia o futebol mundial pesou mais do que as investigações dos Estados Unidos e da Suíça sobre como a Rússia conquistou o direito de sediar a competição cinco anos atrás, disseram autoridades.

Mesmo diante das preocupações de governos ocidentais sobre o papel russo no conflito no leste da Ucrânia e dos grupos de direitos humanos, alarmados com o racismo no futebol russo, agora parece quase impossível Moscou não realizar a Copa do Mundo.

“Mesmo se houvesse quaisquer irregularidades na votação, e nenhuma jamais foi provada ou é provável que seja, o único organismo que pode tirar a Copa do Mundo da Rússia é o comitê executivo da Fifa”, declarou à Reuters, nesta segunda-feira, uma fonte com acesso à entidade. “Acho que podemos finalmente descartar a ideia”.

Apesar dos cortes no orçamento do torneio de um mês, que ocorrerá em 11 cidades na região europeia da Rússia durante junho e julho de 2018, em geral o trabalho está avançando rápido nos estádios, nas ruas, nos hoteis e aeroportos.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que o comitê executivo depositou sua “fé e confiança” na Rússia como país-sede.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCopa do MundoEsportesEuropaFutebolRússia

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica