Mundo

Schulz quer votação sobre divisão de refugiados na Europa

Países como a Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Romênia rejeitam abertamente o sistema de cotas para imigrantes


	Martin Schulz anunciará a inclusão da votação na reunião plenária que ocorre nesta semana na Eurocâmara
 (Thomas Peter/Reuters)

Martin Schulz anunciará a inclusão da votação na reunião plenária que ocorre nesta semana na Eurocâmara (Thomas Peter/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 16h09.

Bruxelas - O presidente do parlamento Europeu, Martin Schulz, irá propor uma votação urgente sobre o instrumento de realocação de refugiados defendida pela Comissão Europeia (CE), que enfrenta resistência para ser aprovada entre os países-membros.

Schulz anunciará a inclusão da votação na reunião plenária que ocorre nesta semana na Eurocâmara, possivelmente na quinta-feira, informaram fontes do gabinete do parlamento Europeu.

Amanhã, os grupos políticos voltarão a realizar um debate sobre a crise de refugiados que levou, inclusive, a Alemanha e a Áustria a fecharem suas fronteiras internas na área de livre circulação da União Europeia (UE), determinada pelos Acordos de Schengen.

A UE enfrenta um momento crítico e põe em jogo sua credibilidade internacional depois de os países do grupo terem sido incapazes ontem de superar as divisões internas e apoiar a repartição de 120 mil refugiados proposto pela CE.

Países como a Hungria, República Tcheca, Eslováquia e Romênia rejeitam abertamente o sistema de cotas para imigrantes e a obrigatoriedade da adoção do mecanismo.

A presidência rotativa da UE, ocupada por Luxemburgo neste semestre, convocou hoje um novo conselho de ministros do Interior dos países da Europa para o próximo dia 22, a fim de conseguir um acordo sobre a crise de refugiados.

Acompanhe tudo sobre:EuropaGuerrasRefugiadosUnião EuropeiaCrises em empresas

Mais de Mundo

Venezuela denuncia que EUA retiveram barco pesqueiro por oito horas em águas venezuelanas

Ucrânia bombardeia importante refinaria de petróleo na Rússia, afirma Moscou

Rússia reivindica captura de localidade em região do centro-leste da Ucrânia

Romênia afirma que drone violou seu espaço aéreo durante ataques russos contra a Ucrânia