Mundo

Se Irã criar bomba nuclear, Arábia Saudita promete fazer o mesmo

Afirmação de chanceler do país é idêntica à promessa feita pelo príncipe saudita, de que correria para se equiparar a um eventual armamento iraniano

Arábia Saudita: Ministro de Relações Exteriores disse que país fará "o que for necessário para proteger o nosso povo" (STILLFX/Thinkstock)

Arábia Saudita: Ministro de Relações Exteriores disse que país fará "o que for necessário para proteger o nosso povo" (STILLFX/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de maio de 2018 às 16h30.

São Paulo - O ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Adel Al-Jubeir, afirmou nesta quarta-feira que, se o Irã adquirir uma bomba nuclear, Riad fará "tudo o que puder" para obter a mesma capacidade armamentista. "Faremos o que for necessário para proteger o nosso povo", garantiu o chanceler.

Ele falou à emissora americana CNN no dia seguinte ao anúncio na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Washington deixará o acordo nuclear com Teerã que proíbe o país persa de enriquecer urânio a níveis capazes de gerar uma bomba. A decisão recebeu o apoio de Riad.

A afirmação do chanceler é idêntica à promessa feita pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman em março, de que correria para se equiparar a um eventual armamento iraniano nessa escala "tão logo quanto possível".

Al-Jubeir também disse acreditar que uma retomada pelo Irã de seu programa de enriquecimento de urânio engatilharia provisões do acordo que levariam todos os outros países que o integram a abandoná-lo, assim como fizeram os EUA.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaArmas nuclearesIrã - PaísOriente Médio

Mais de Mundo

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses

O que acontece quando um país muda sua capital?