Mundo

Senado dos EUA apoia liberdade de imprensa após ataques de Trump

Mais de 300 jornais do país realizaram defesa coordenada à liberdade de imprensa e crítica ao presidente por denunciar organizações da mídia como inimigas

Donald Trump: presidente há mais de 18 meses tem frequentemente chamado repórteres de "inimigos do povo" (Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump: presidente há mais de 18 meses tem frequentemente chamado repórteres de "inimigos do povo" (Carlos Barria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 19h06.

Washington - O Senado dos Estados Unidos adotou unanimemente nesta quinta-feira uma resolução declarando apoio à liberdade de imprensa e afirmando que "a imprensa não é inimiga do povo".

A resolução não vinculativa aprovada através de votação por voz foi uma desaprovação ao presidente Donald Trump, que há mais de 18 meses tem frequentemente chamado repórteres de "inimigos do povo".

A resolução "reafirma a função vital e indispensável que a imprensa livre exerce para informar o eleitorado, revelar a verdade, agir como uma verificação do poder inerente do governo, promover discussões e debates nacionais, e, além disso, avançar as normas democráticas e liberdades mais básicas e queridas dos Estados Unidos".

A votação acontece após mais de 300 jornais norte-americanos realizarem nesta quinta-feira uma defesa coordenada à liberdade de imprensa e uma crítica ao presidente Donald Trump por denunciar algumas organizações da mídia como inimigas do povo norte-americano.

"Um pilar central das políticas do presidente Trump é um ataque contínuo à liberdade de imprensa", diz o editorial do Boston Globe, que coordenou publicação entre mais de 350 jornais.

Trump tem frequentemente criticado jornalistas e descrito reportagens da mídia que contradizem sua opinião ou posição política como "fake news".

Ele investiu novamente nesta quinta-feira, tuitando: "A MÍDIA FAKE NEWS É O PARTIDO DA OPOSIÇÃO. Isto é muito ruim para nosso Grande País... MAS NÓS ESTAMOS VENCENDO!".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpJornaisLiberdade de imprensa

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra