Mundo

Separatistas bascos dizem que estão encerrando atividade

Grupo Batasuna afirmou que tem como meta operar atividades dentro do sistema político


	Bandeira da Espanha: partido favorável à independência do País Basco, o Bildu, conquistou 21 cadeiras do Parlamento basco
 (REUTERS/Susana Vera)

Bandeira da Espanha: partido favorável à independência do País Basco, o Bildu, conquistou 21 cadeiras do Parlamento basco (REUTERS/Susana Vera)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2013 às 20h22.

Bordeaux - O Batasuna, visto pela Espanha como a ala política dos rebeldes do ETA, disse que estava encerrando as atividades nesta quinta-feira, dois meses depois que um partido legal que pede a independência para o País Basco terminou em segundo nas eleições regionais.

O Batasuna, que fez o anúncio em entrevista coletiva em Bayonne, na França, onde é legalizado, disse que queria abrir o caminho para os separatistas bascos operando dentro do sistema político. O partido foi banido pela Espanha em 2003 por ligações com o ETA, o que ele negou.

"Temos que reconhecer que a fase política durante a qual criamos o Batasuna agora chegou ao fim. Com essa fase política agora terminada, parece que o tempo do Batasuna acabou", disse a repórteres o membro do partido Jean-Claude Aguerre.

Em 2011, o ETA anunciou um fim a quatro décadas de luta violenta pela independência que deixou mais de 800 mortos. O voto separatista basco migrou para o partido pró-independência Bildu, que obteve 21 das 75 cadeiras no Parlamento basco na eleição de outubro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsUnião EuropeiaEspanha

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk