Mundo

Serys Slhessarenko vai assumir relatoria do Orçamento

Indicada pela presidente eleita Dilma Rousseff para o Ministério da Pesca, Ideli Salvatti deixará o cargo no ano que vem

A senadora Serys Slhessarenko está em Cancún acompanhando as discussões da COP16 (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

A senadora Serys Slhessarenko está em Cancún acompanhando as discussões da COP16 (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2010 às 10h58.

Brasília - A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) será a nova relatora do Orçamento do ano que vem. A atual relatora, Ideli Salvatti (PT-SC), irá deixar o cargo depois de ter sido indicada pela presidenta eleita, Dilma Rousseff, para ocupar o Ministério da Pesca. A informação foi confirmada por Serys, que está em Cancun participando da conferência do clima (COP-16).

Por telefone, a senadora disse que conversou ontem (8) com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o do Planejamento, Paulo Bernardo, quando foi convidada para assumir o cargo. O anúncio, segundo ela, será feito quando retorna ao Brasil.

É a segunda vez que o Orçamento muda de relator depois que o senador Gim Argello (PTB-DF) deixou a relatoria acusado de envolvimento em esquema de emendas parlamentares no Orçamento de 2010 para favorecer empresas fantasmas. Reportagens publicadas na imprensa dão conta de que Argello destinou R$ 1,4 milhão para a realização de eventos culturais e de turismo.

Na terça-feira (7), Gim Argello deixou o cargo e foi substituído pela senadora Ideli Salvatti que, neste momento, toma café da manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

O vice-líder do governo no Congresso, Gilmar Machado (PT-MG), confirmou as informaçõpes de Serys. Segundo ele, com a indicação de Ideli ao Ministério da Pesca, a permanencia dela na relatoria se tornou inviável.

"Ela foi escolhida ministra ontem e como vai administrar o orçamento", indagou. "Para evitar qualquer problema no Orçamento 2011 estamos fazendo essa mudança, a contragosto, mas não tem jeito", acrescentou. Segundo ele, o anúncio será feito na próxima semana.

A Comissão Mista do Orçamento vai analisar e votar primeiramente os relatórios setoriais para depois oficializar a subtituição, de acordo com Machado. O calendário elaborado pelas lideranças da base prevê a aprovação do Projeto de Lei do Orçamemento da União para 2011 até o dia 22.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaCongressoOrçamento federal

Mais de Mundo

Macron nomeia Sébastien Lecornu como novo primeiro-ministro da França

Itamaraty condena ataque a tiros em Jerusalém

Após decisão da Suprema Corte, EUA diz que detenções de imigrantes não se baseiam em perfil racial

Netanyahu diz que ataque no Catar ocorreu por causa de atentado do Hamas em Jerusalém