Mundo

Seul pede diálogo a Pyongyang sobre fechamento de complexo

A Coreia do Sul quer convencer o país vizinho a retomar as operações do complexo industrial conjunto de Kaesong, fechado há três dias


	Norte-coreanos trabalham no complexo industrial: o complexo abriga 123 companhias da Coreia do Sul que fabricam vários produtos com a mão de obra de 54 mil norte-coreanos
 (REUTERS / Lee Jae-Won)

Norte-coreanos trabalham no complexo industrial: o complexo abriga 123 companhias da Coreia do Sul que fabricam vários produtos com a mão de obra de 54 mil norte-coreanos (REUTERS / Lee Jae-Won)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2013 às 08h43.

Seul - O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Ryoo Kihl-jae, fez nesta quinta-feira uma chamada ao diálogo à Coreia do Norte a fim de retomar as operações do complexo industrial conjunto de Kaesong, fechado há três dias por decisão de Pyongyang.

"Pyongyang deve comparecer à mesa de negociações imediatamente", afirmou em entrevista coletiva o principal funcionário da pasta encarregada das relações com a Coreia do Norte, após expor que "as duas Coreias têm de debater formas de normalizar o parque industrial através do diálogo".

Ryoo argumentou que a suspensão das atividades do complexo não ajuda o futuro do povo coreano e está causando grandes prejuízos tanto às empresas da Coreia do Sul quanto aos operários da Coreia do Norte que trabalham nesse parque industrial situado em território norte-coreano perto da fronteira.

Horas antes da entrevista do ministro sul-coreano, a Coreia do Norte publicou através de sua agência estatal um comunicado no qual atribuiu ao país vizinho a responsabilidade pelo fechamento do complexo, que ameaçou tornar definitivo.

Na terça-feira passada, Pyongyang retirou unilateralmente seus trabalhadores de Kaesong, cumprindo assim a ameaça feita um dia antes.

Situado no sudeste da Coreia do Norte, a poucos quilômetros da zona desmilitarizada que separa as duas Coreias, o complexo industrial de Kaesong, único projeto intercoreano vigente, abriga 123 companhias da Coreia do Sul que fabricam vários produtos com a mão de obra de 54 mil norte-coreanos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulDiplomaciaIndústriaIndústrias em geral

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones