Mundo

Shakhtar minimiza danos ao estádio e pede fim da guerra

Presidente do clube ucraniano minimizou os danos causados à Donbass Arena dois dias depois do ataque

Vista do estádio Donbass Arena, do Shakhtar Donetsk, em uma foto de março de 2012 (Alex Livesey/Getty Images)

Vista do estádio Donbass Arena, do Shakhtar Donetsk, em uma foto de março de 2012 (Alex Livesey/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 18h52.

Donetsk - Dois dias depois do ataque sofrido à Donbass Arena, o presidente do Shakhtar Donetsk, Rinat Akhmetov, minimizou nesta segunda-feira os danos causados ao estádio da equipe e pediu o fim da guerra na Ucrânia.

"Um edifício afetado, mesmo que seja um como o Donbass Arena, é uma ninharia quando comparado com algo de verdadeiro valor: vidas humanas", afirmou o dirigente. "Se me perguntassem se eu estaria pronto a ver o nosso estádio ser despedaçado em mil pedaços e a perder todos os meus negócios em troca da paz no Donbass, eu concordaria sem hesitar um único segundo".

Além de dar batizar o estádio, Donbass é também o nome de um bairro da cidade de Donetsk, cidade que é considerada o epicentro do conflito no lado leste do país, entre as forças ucranianas e milícias pró-Rússia, que querem a separação da Ucrânia e a união com a Rússia.

O conflito civil alcançou o Shakhtar Donetsk no sábado quando duas bombas atingiram o estádio e causaram sérios danos na fachada e instalações internas do estádio, porém sem afetar a estrutura da arena. "A nossa região caiu em desgraça e se encontra no meio de uma catástrofe humanitária. Estabelecer a paz e salvar o Donbass - eis a tarefa mais importante agora", declarou o dirigente do clube ucraniano.

O Shakhtar, que conta com diversos brasileiros no elenco, entre eles Dentinho e Bernard, foi a manchete dos últimos dias nos principais jornais do país. Por medo dos confrontos, os jogadores se recusavam a retornar ao país nas últimas semanas ao fim do recesso de verão na Europa.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasEsportesFutebolCrise políticaUcrânia

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra