Mundo

Site da presidência exclui Júlio Prestes da galeria de ex-presidentes

Júlio Prestes de Albuquerque, ex-governador de São Paulo, foi o último presidente eleito da chamada Velha República, mas foi impedido de tomar posse pela revolução de 1930

Durante o período eleitoral, ficam proibidas as campanhas institucionais dos governos estaduais e do federal (Ana Araújo/Veja)

Durante o período eleitoral, ficam proibidas as campanhas institucionais dos governos estaduais e do federal (Ana Araújo/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 20h09.

São Paulo - O novo site da Presidência da República, que entrou no ar ontem, excluiu a foto de Júlio Prestes da galeria de ex-presidentes do Brasil. A exclusão não passou despercebida em Itapetininga, interior de São Paulo, terra natal do ex-presidente.

O jornalista José Reiner postou em seu blog o "alerta" para o que considerou uma prática abominável. "Com certeza o povo itapetiningano, através de suas lideranças, vai reagir contra este ato da Secretaria de Comunicação da Presidência da República", postou. A Secom é responsável pelo novo site.

Júlio Prestes de Albuquerque (1882-1946), que era governador de São Paulo, foi o último presidente eleito da chamada Velha República, mas foi impedido de tomar posse pela revolução de 1930. O movimento armado depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do eleito, entregando o poder ao gaúcho Getúlio Vargas. O fato mereceu destaque na revista americana Time, que estampou foto de Júlio Prestes na capa. Reiner considerou a exclusão do site uma "discriminação com os paulistas", pois a fotografia do ex-presidente Tancredo Neves, que também foi eleito, mas não chegou a assumir o cargo, foi mantida no site. "A foto do mineiro Tancredo Neves permanece e é justo que isso ocorra. Afinal, tanto Prestes quanto Tancredo são ícones da história do Brasil e, embora não tenham assumido, foram presidentes pela vontade do povo." A Secretaria de Comunicação informou que o site ainda está passando por correções.

Acompanhe tudo sobre:InternetHistóriaSitesGoverno

Mais de Mundo

Exportações da Ásia mantêm força mesmo com tarifas de Trump

Antes de tragédia, Elevador da Glória já descarrilou em Lisboa anos antes por 'anomalia técnica'

Xi Jinping se reúne com Kim Jong-un para discutir laços bilaterais e cooperação

Naufrágio em rio na Nigéria deixa ao menos oito desaparecidos e 32 mortos