Mundo

Snowden é simpatizante de republicano libertário

A fonte dos vazamentos sobre os programas secretos de vigilância dos Estados Unidos parece ter contribuído modestamente, em 2012, para a campanha de Ron Paul


	Sede da Agência Nacional de Segurança, em Fort Meade, Maryland: Ron Paul é um republicano liberal defensor ao extremo das liberdades individuais e da liberdade de mercado
 (Saul Loeb/AFP)

Sede da Agência Nacional de Segurança, em Fort Meade, Maryland: Ron Paul é um republicano liberal defensor ao extremo das liberdades individuais e da liberdade de mercado (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2013 às 13h55.

Washington - Edward Snowden, fonte dos vazamentos sobre os programas secretos de vigilância dos Estados Unidos, parece ter contribuído modestamente, em 2012, para a campanha presidencial de Ron Paul, um republicano liberal defensor ao extremo das liberdades individuais e da liberdade de mercado.

Segundo informações públicas disponíveis no site da Comissão Federal Eleitoral (FEC) dos Estados Unidos, um "Edward Snowden" doou em duas ocasiões 250 dólares a Ron Paul, em março e maio de 2012, durante a campanha para as primárias do Partido Republicano.

Uma das doações indica que o doador era funcionário da Dell, como era o caso do jovem que revelou as informações secretas à imprensa. Na outra, o endereço do doador ficava no Havaí, onde o informante morava.

Ron Paul, que foi deputado até novembro, abandonou a disputa pela indicação republicana em maio do ano passado.

Grande nome da ala "libertária" do partido de oposição, Ron Paul tinha uma base eleitoral muito jovem e mobilizada. Seu credo consistia na defesa intransigente das liberdades individuais e na redução ao mínimo do papel do Estado.

O filho de Ron Paul, o senador Rand Paul, ocupou durante quase 13 horas seguidas o Senado americano em março para protestar contra a política opaca da administração de Barack Obama sobre o uso de drones.

Acompanhe tudo sobre:Edward SnowdenEspionagemEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Setor de entrega atrai gigantes chinesas ao Brasil com investimentos bilionários

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump