Mundo

Snowden terá encontro com seu pai hoje em Moscou

O ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou a ampla política de espionagem dos serviços secretos dos Estados Unidos, se reunirá com seu pai, Lon Snowden

Lon Snowden, pai do ex-técnico da CIA Edward Snowden: "me sentirei completamente satisfeito se meu filho fizer sua vida na Rússia", declarou Lon (Getty Images)

Lon Snowden, pai do ex-técnico da CIA Edward Snowden: "me sentirei completamente satisfeito se meu filho fizer sua vida na Rússia", declarou Lon (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 10h09.

Moscou - O ex-técnico da CIA Edward Snowden, que revelou a ampla política de espionagem dos serviços secretos dos Estados Unidos, se reunirá nesta quinta-feira com seu pai, Lon Snowden, anunciou o assessor legal do americano, Anatoli Kucherena.

"Edward se reunirá com seu pai hoje mesmo. Como poderemos impor restrições a Lon Snowden, que chegou hoje a Moscou direto dos Estados Unidos?", indagou Kucherena em entrevista à agência "Interfax".

No entanto, por questões de segurança, o assessor legal não apresentou mais detalhes sobre o horário e o local do tal reencontro dos Snowden. Segundo Kucherena, após a reunião entre pai e filho, haverá uma "comunicação com a imprensa, mas, pelo visto, não será hoje".

Após chegar nesta manhã na capital russa, as primeiras palavras de Lon Snowden foram de agradecimento à Rússia e ao seu presidente, Vladimir Putin, por acolher seu filho.

Mais tarde, em uma entrevista ao vivo com o canal de notícias "Rossía-24", o pai de Snowden destacou que a Rússia é "um dos poucos lugares" onde seu filho pode "se sentir seguro".

"Me sentirei completamente satisfeito se meu filho fizer sua vida na Rússia", declarou Lon após a entrevista, na qual esteve sempre na companhia de Kucherena.

O letrado, por sua vez, insistiu que a segurança é a máxima preocupação do ex-técnico da CIA e também de quem o acompanha.

"Quando estávamos vindo para cá (à televisão), uns cinco carros nos seguiam. O que temos que fazer nesta situação?", questionou Kucherena, que pediu compreensão perante as medidas de segurança em torno de seu representado.

O pai de Snowden aterrissou nesta manhã no aeroporto Sheremetyevo, o mesmo em que o ex-técnico da CIA permaneceu cinco semanas sem poder deixar o local por falta de documentos, antes de receber o asilo da Rússia no último mês de agosto.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaRússiaEspionagemEdward Snowden

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro