Mundo

Sobre Brexit, Trump me aconselhou a processar a União Europeia, diz May

"Ele me disse que eu deveria processar a UE. Não ir às negociações, mas processá-los", disse a primeira-ministra

Donald Trump nega ter criticado Theresa May durante entrevista: "Acho que vocês [europeus] estão perdendo sua cultura" (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump nega ter criticado Theresa May durante entrevista: "Acho que vocês [europeus] estão perdendo sua cultura" (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 15 de julho de 2018 às 11h06.

São Paulo - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou neste domingo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aconselhou durante encontro na última sexta-feira a processar a União Europeia para obter a saída do bloco, em vez de seguir a via das negociações no Brexit.

"Ele me disse que eu deveria processar a UE. Não ir às negociações, mas processá-los. Na verdade, não (vou seguir esse conselho), nós vamos às negociações com eles (a UE)", disse a britânica em entrevista à emissora BBC, após ser questionada sobre qual havia sido a "dura e brutal sugestão" recebida de Trump no jantar no Palácio de Blenheim, na Inglaterra.

Em entrevista coletiva conjunta após as conversas a portas fechadas, o americano declarou, olhando para a premiê, que não sabia o que ela faria no Brexit, mas qualquer ele daria o seu "OK" a qualquer decisão que May tomasse a respeito.

No entanto, em entrevista ao tabloide The Sun, concedida antes da visita a May no Palácio de Blenheim, o presidente dos EUA afirmara que, se Londres fizesse um Brexit suave, mantendo laços estreitos com Bruxelas, Washington "estaria lidando com a União Europeia" em vez de com o Reino Unido, "então, isso provavelmente mataria o (futuro) acordo" comercial entre os governos americano e britânico.

Acompanhe tudo sobre:BrexitDonald TrumpInglaterraReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Uruguai se despede do popular ex-presidente 'Pepe' Mujica

China anuncia suspensão de algumas contramedidas não tarifárias após negociações com os EUA

Qatar Airways fecha acordo para compra de até 210 aviões da Boeing durante visita de Trump

Após um século de proibição, banho no rio Sena, em Paris, será permitido a partir de julho