Mundo

Sociedade civil promove marcha contra as Farc na Colômbia

O protesto acontece em meio às negociações de paz entre as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo para o fim do conflito armado


	Soldados combatem guerrilheiros das Farc: no momento, as Farc estão em processo de libertação de dois policiais sequestrados no começo deste mês
 (Luis Robayo/AFP)

Soldados combatem guerrilheiros das Farc: no momento, as Farc estão em processo de libertação de dois policiais sequestrados no começo deste mês (Luis Robayo/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 06h54.

Bogotá - Em meio às negociações de paz entre as Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo para o fim do conflito armado, movimentos da sociedade civil e organizações não governamentais (ONGs) preparam para esta sexta-feira (15) uma grande marcha contra as Farc em diferentes cidades do país. O início está previsto para as 10h (13h em Brasília).

A manifestação foi idealizada pela ONG colombiana Vozes do Sequestro, que atua apoiando as vítimas de sequestro.

O jornalista Herbin Hoyos, presidente da organização, disse que a marcha foi convocada em protesto contra a posição da guerrilha de que “teria direito” a capturar prisioneiros em combate.

No momento, as Farc estão em processo de libertação de dois policiais sequestrados no começo deste mês. A operação seria realizada nessa quinta-feira (14), mas foi adiada depois de o grupo alegar “grande presença da mídia no local”.

Segundo as Vozes do Sequestro, o chamado para a manifestação surgiu com a “arrogância da guerrilha ao fazer reféns em meio às negociações de paz”. De acordo com a ONG, as Farc ainda têm em seu poder 3.728 pessoas, entre civis e militares.

O governo colombiano não confirma a quantidade de pessoas em poder das Farc e diz que não é possível fornecer a informação com precisão.

Em 2008, a sociedade civil participou de uma marcha contra as Farc que teve manifestações em 193 cidades da Colômbia e de outros países.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica