Mundo

SPD exige amenização de austeridade na Alemanha

Essa é a condição do Partido Social Democrata para entrar em uma coalizão com o bloco conservador da chanceler


	Martin Schulz, presidente do parlamento europeu e líder social-democrata, e a chanceler alemã: Merkel precisa tomar nota das necessidades sociais das pessoas na crise dos Estados, disse ele
 (Johannes Simon/Getty Images)

Martin Schulz, presidente do parlamento europeu e líder social-democrata, e a chanceler alemã: Merkel precisa tomar nota das necessidades sociais das pessoas na crise dos Estados, disse ele (Johannes Simon/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 06h37.

Berlim - O principal partido de oposição da Alemanha, o Partido Social Democrata (SPD), exige uma amenização das firmes políticas de austeridade da chanceler Angela Merkel na crise do euro como condição para entrar em uma coalizão com o bloco conservador da chanceler.

"Merkel não conseguirá continuar com estas políticas desta forma com o SPD", disse Martin Schulz, presidente do parlamento europeu e um dos líderes dos social-democratas, à revista Der Spiegel em uma entrevista publicada nesta terça-feira. Merkel precisa tomar nota das necessidades sociais das pessoas na crise dos Estados, afirmou o político.

No domingo, a coalizão do governo formada pela União Democrata Cristã

(CDU, na sigla em alemão), a União Social Cristã (CSU) e pelo Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão) perdeu a maioria nas eleições nacionais. Os conservadores da CDU/CSU conquistaram 41,5% dos votos. Contudo, com apenas 4,8% dos votos, o FDP ficou abaixo dos 5% necessários para ter uma representação no Parlamento. O SPD atingiu 25,7% da preferência do eleitor, o Partido Verde conquistou 8,4% e A Esquerda ficou com 8,6%.

O resultado se traduziu em 311 assentos no Parlamento para o bloco CDU/CSU, 192 para o SPD, 63 para os Verdes e 64 para a Esquerda. Fonte: Market News International.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaEleiçõesOposição política

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista