Mundo

Steinmeier vê sinais de menor tensão na Ucrânia

Ministro alemão disse que vê sinais de desaceleração da violência na véspera de uma reunião com seus homólogos da Polônia e da Rússia


	Militantes separatistas ocupam um prédio do governo regional em Donetsk, Ucrânia
 (Viktor Drachev/AFP)

Militantes separatistas ocupam um prédio do governo regional em Donetsk, Ucrânia (Viktor Drachev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2014 às 19h16.

Frankfurt - O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse que vê sinais de desaceleração da violência na Ucrânia na véspera de uma reunião com seus homólogos da Polônia e da Rússia.

Steinmeier disse que "há uma luz no fim do túnel" a respeito do conflito na Ucrânia. "Nós ainda não estamos perto o suficiente para uma solução, mas depois de muitos meses as partes estão, finalmente, dialogando entre si", disse o ministro alemão antes de embarcar à São Petersburgo para uma reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e polonês, Radoslaw Sikorski.

O ministro acrescentou que o diálogo entre o governo russo e o ucraniano não deve ser prejudicado e que o grupo de contato estabelecido com a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) deve continuar o seu trabalho pelo fim da violência na região.

O diálogo trilateral foi planejado por meses, mas assume um novo significado à medida que o governo e os separatistas do leste do país iniciaram as conversas sobre um possível cessar-fogo.

"Vou trabalhar com o chanceler Lavrov e o ministro Sikorski para ver como podemos manter o ritmo positivo e fazer com que a desaceleração da violência seja irreversível", disse Steinmeier. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaCrise políticaDiplomaciaUcrânia

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura