Mundo

Subcomissão do Senado fiscalizará obras de Belo Monte

Fiscalização só terá fim quando usina começar a operar

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O Senado Federal criou uma subcomissão, ligada à Comissão de Meio Ambiente, que vai acompanhar e fiscalizar o processo de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). "A subcomissão funcionará durante toda a implantação, só terminará os trabalhos quando a usina entrar em operação", disse hoje o presidente da subcomissão, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O relator dos trabalhos é o senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Uma primeira reunião para elaborar a proposta de trabalho do grupo foi realizada hoje. A ideia, segundo Ribeiro, é realizar até o fim de junho cinco audiências públicas para obter informações básicas sobre o projeto e a situação do sistema elétrico brasileiro. Essas informações iniciais darão os subsídios para o trabalho de acompanhamento da obra.

O roteiro será votado pelos integrantes da subcomissão na próxima terça-feira. Uma vez aprovado, na terça-feira seguinte, dia 25, deve ocorrer a primeira audiência, que terá como convidado o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman. Neste primeiro encontro em Brasília, os senadores pretendem discutir com o governo os planos para a expansão do parque gerador brasileiro.

Na segunda audiência, também no Senado Federal, a subcomissão pretende obter informações sobre o licenciamento ambiental de Belo Monte e os compromissos de compensações assumidos pelos vencedores do leilão da hidrelétrica. A terceira ocorrerá em Altamira, no Pará. "Faremos reunião com o governo, prefeitos e representantes do consórcio. Vamos também visitar o sítio onde a usina será construída", disse Ribeiro. De volta a Brasília, a comissão deverá fazer mais duas audiências, focadas nos impactos sociais e ambientais da obra.

Acompanhe tudo sobre:Belo MonteEnergia elétricaGovernoHidrelétricasUsinas

Mais de Mundo

Como os Alpes influenciaram a história e cultura da Europa?

Enquanto Trump abre as portas dos EUA para os ricaços, Europa proíbe 'venda de cidadania'

Trump assinará decreto sobre tarifas automotivas nesta terça, diz Casa Branca

Por que o Papa Bento XVI renunciou ao papado?