Mundo

Supostos jihadistas são detidos em Istambul

Segundo o jornal "Hürriyet", que divulgou uma foto dos detidos, os suspeitos são jovens chegaram a Istambul vindos de Casablanca


	Polícia na Turquia: imprensa turca informou que os oito suspeitos queriam chegar à Alemanha se fazendo passar por refugiados
 (Murad Sezer / Reuters)

Polícia na Turquia: imprensa turca informou que os oito suspeitos queriam chegar à Alemanha se fazendo passar por refugiados (Murad Sezer / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 11h48.

Istambul - A polícia da Turquia deteve nesta quarta-feira no aeroporto de Istambul Atatürk oito marroquinos, possivelmente militantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que pretendiam ir à Alemanha através da rota dos Bálcãs, usada há vários meses por refugiados do Oriente Médio.

Segundo o jornal "Hürriyet", que divulgou uma foto dos detidos, os suspeitos são jovens chegaram a Istambul vindos de Casablanca.

Fontes das forças de segurança turcas afirmaram à agência de notícias "Anadolu" que os supostos jihadistas disseram primeiro que tinham a intenção de ficar em Istambul por razões de turismo e que haviam feito reserva em um hotel, informação que foi comprovada como falsa.

Os investigadores turcos encontraram em poder de um dos detidos um desenho que ilustrava e explicava como chegar da Turquia a uma ilha grega, e de lá a Atenas, Macedônia, Sérvia, Hungria, Áustria e finalmente a Alemanha.

A imprensa turca informou que os oito suspeitos queriam chegar à Alemanha se fazendo passar por refugiados.

Neste ano, a polícia turca detectou mil casos similares nos aeroportos internacionais de Istambul, com 800 pessoas sendo deportadas e outras 200 detidas, disse o "Hürriyet".

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEuropaAlemanhaEstado IslâmicoTurquiaIslamismo

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30