Mundo

Técnicos investigam causas de queda de energia em Goiás

A queda de energia deixou cerca de 2 milhões de consumidores sem luz em várias localidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais


	Energia elétrica: uma equipe técnica, com integrantes do ministério, da Aneel e do ONS foi enviada a Itumbiara (GO) para investigar o caso
 (Getty Images)

Energia elétrica: uma equipe técnica, com integrantes do ministério, da Aneel e do ONS foi enviada a Itumbiara (GO) para investigar o caso (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 12h13.

Brasília - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou nesse domingo (16) o problema no sistema interligado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que provocou interrupção no fornecimento de energia no início da noite de sábado (15). A queda de energia deixou cerca de 2 milhões de consumidores sem luz em várias localidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com nota do Ministério de Minas e Energia, a perturbação, que começou às 17h55, teve origem nas instalações da Usina Hidrelétrica Itumbiara, em Goiás. A usina, que pertence à Eletrobras Furnas, é apontada como origem do desligamento de aproximadamente 8.800 megawatts (MW). Metade dessa carga cortada abastecia a Região Sudeste.

O ONS informou que, em 30 minutos, todas as instalações do Sistema Interligado Nacional (SIN) já estavam funcionando e que cerca de uma hora depois da queda, mais de 90% da carga já haviam sido restabelecidos.

Ao tomar conhecimento do problema, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, convocou a reunião do CMSE, da qual participaram o secretário executivo, Márcio Zimmermann; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner; o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp; e o presidente da Eletrobras Furnas, Flávio Decat.

Uma equipe técnica, com integrantes do ministério, da Aneel e do ONS foi enviada a Itumbiara (GO) para investigar o caso. Está prevista outra reunião ainda hoje (17) na ONS para analisar as causas da queda de energia.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaHidrelétricasAneel

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk