Mundo

Tempestade se transforma em furacão perto das Bahamas

Joaquin se desloca rumo ao sudoeste com uma velocidade de translação de 9 km/h e está a 395 quilômetros do centro das Bahamas


	Furacão: ele se fortalecerá nas próximas 48 horas e gerará fortes chuvas, ondas e perigosas marés em sua passagem por essa parte do Caribe
 (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional)

Furacão: ele se fortalecerá nas próximas 48 horas e gerará fortes chuvas, ondas e perigosas marés em sua passagem por essa parte do Caribe (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 10h20.

Miami - A tempestade Joaquin, décima da temporada no Atlântico, se transformou nesta quarta-feira em furacão ao leste do arquipélago das Bahamas com ventos máximos sustentados de 120 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

Joaquin se desloca rumo ao sudoeste com uma velocidade de translação de 9 km/h e está a 395 quilômetros do centro das Bahamas.

O centro do ciclone se localiza perto da latitude 24,9 graus norte e a extensão 72,2 graus oeste, e espera-se que experimente uma mudança de direção rumo ao oeste na quinta-feira.

Segundo um provável padrão de trajetória, o NHC acredita que o centro de Joaquin se movimentará esta noite e na quinta-feira "perto ou sobre partes do centro das Bahamas".

Foi emitido um aviso de furacão para as Bahamas, incluídos Cat Island, Exumas, Long Island, Rum Cay e San Salvador. E está com efeito uma vigilância de furacão para o noroeste das Bahamas, incluídos Abacos, as ilhas Berry, Bimini, Eleuthera, Grand Bahama e New Providence.

Os cientistas dizem que o furacão de categoria 1 Joaquin se fortalecerá nas próximas 48 horas e gerará fortes chuvas, ondas e perigosas marés em sua passagem por essa parte do Caribe.

Segundo as previsões divulgadas em 27 de maio pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA), está prevista uma temporada no Atlântico pouco ativa, com a formação de 6 a 11 tempestades tropicais, das quais entre 3 e 6 derivariam em furacões.

Na atual temporada de furacões foram formadas já dez tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny -esta transformada no primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada-, Erika, Fred -um furacão de categoria 1-, Grace, Henry, Ida e Joaquin, agora furacão de categoria 1.

Acompanhe tudo sobre:FuracõesCaribeBahamas

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher