Mundo

Tempestade tropical deixa 9 mortos e 11 desaparecidos nas Filipinas

Ventos de até 70 km/h provocaram deslizamentos de terras e fortes chuvas

A tempestade tropical, que os filipinos chamam de "Juaning", provocou o fechamento de escolas em boa parte do país e o cancelamento de mais de 20 voos (Sir Mervs/Wikimedia Commons)

A tempestade tropical, que os filipinos chamam de "Juaning", provocou o fechamento de escolas em boa parte do país e o cancelamento de mais de 20 voos (Sir Mervs/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2011 às 07h45.

Manila - Nove pessoas morreram e outras 11 foram dadas por desaparecidas nas Filipinas nesta terça-feira por causa de uma tempestade tropical acompanhada por ventos de até 70 km/h, que provocou copiosas chuvas sobre o arquipélago, segundo rádios locais e fontes oficiais.

Sete das vítimas perderam a vida em um deslizamento de terra na província de Albay, no extremo oriental da ilha de Luzon, onde o alarme foi elevado ao nível dois (em uma escala de cinco), indicaram várias emissoras regionais.

Outras duas pessoas morreram, uma delas, Rolando Angolo, ao afogar-se quando tentava atravessar um rio; e Noel Angeles, após um poste elétrico cair, disse o governador da vizinha ilha de Catanduanes, Joseph Chua.

Além disso, permanecem desaparecidos no mar 11 pescadores nas regiões de Samar, Catanduanes e Albay, informou o Conselho Nacional de Gestão e Prevenção de Desastre em seu boletim.

A tempestade tropical, que os filipinos chamam de "Juaning", provocou o fechamento de escolas em boa parte do país e o cancelamento de mais de 20 voos, alem de ter deixado sem eletricidade várias zonas da ilha de Luzon.

A depressão tropical, se não mudar de curso, cruzará o norte do país nos próximos dias e já começou a afetar a capital, Manila, com mais de dez milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesFilipinasMeio ambiente

Mais de Mundo

Quais eram os cinco livros favoritos do Papa Francisco

'Carta ao mundo': sobrinho do Papa Francisco faz um pedido àqueles que desejam honrar sua memória

Sabre de Napoleão será leiloado em Paris

Argentina se despede de Papa Francisco com milhares de pessoas na catedral de Buenos Aires