Mundo

Tepco admite fusão nos reatores 2 e 3 de Fukushima

A operadora da central nuclear de Fukushima admitiu que houve fusão em três reatores e não em apenas um, como havia anunciado

Manifestante segura cartaz em protesto contra a energia nuclear em frente à  Tepco: reatores estão sendo submetidos a operações de resfriamento 
 (Toru Yamanaka/AFP)

Manifestante segura cartaz em protesto contra a energia nuclear em frente à Tepco: reatores estão sendo submetidos a operações de resfriamento (Toru Yamanaka/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2011 às 08h18.

Tóquio - A Tepco, operadora da central nuclear japonesa de Fukushima, admitiu nesta terça-feira que houve fusão do combustível em três reatores do complexo, e não apenas em um, como foi anunciado anteriormente.

"É muito possível que tenha ocorrido fusão nos reatores dois e três", disse um porta-voz da Tokyo Electric Power, que já havia admitido a mesma situação no reator um da central de Fukushima Daiichi.

"A maior parte do combustível caiu, provavelmente, ao fundo (do vaso de pressão), como no reator número um".

A Tepco já havia insinuado a possibilidade de fusão do combustível dos reatores dois e três, mas esta é a primeira vez que admite isto de forma tão afirmativa.

Os reatores "estão sendo submetidos a operações de resfriamento e sua condição é estável", acrescentou o porta-voz da Tepco.

Durante várias semanas após o desastre de 11 de março passado, provocado por um tsunami, a Tepco e o governo japonês admitiram apenas uma fusão parcial, afirmando que os reatores estavam relativamente estáveis.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasInfraestruturaEnergiaUsinas nuclearesEnergia nuclearFukushimaTepco

Mais de Mundo

Lula diz que ligará novamente para Trump se as negociações não avançarem

Nova premiê do Japão quer 'zero residentes ilegais' com novo plano

Terremoto no Afeganistão deixa 27 mortos e quase mil feridos

Tufão nas Filipinas deixa ao menos três mortos e 12 desaparecidos