Mundo

Terremoto de magnitude 5,5 abala Fukushima sem causar danos

O terremoto teve seu hipocentro registrado a cerca de 30 quilômetros de profundidade em frente ao litoral da província de Fukushima


	Usina nuclear de Fukushima: a empresa proprietária da central de Fukushima Daiichi, Tokyo Electric Power, não detectou por enquanto nenhum problema na usina
 (Koji Sasahara/AFP)

Usina nuclear de Fukushima: a empresa proprietária da central de Fukushima Daiichi, Tokyo Electric Power, não detectou por enquanto nenhum problema na usina (Koji Sasahara/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 07h19.

Tóquio - Um terremoto de magnitude 5,5 na escala Richter aconteceu nesta quarta-feira perto das instalações da usina nuclear de Fukushima Daiichi, mas sem que ocorressem danos e sem alerta de tsunami.

O terremoto aconteceu às 15h08 locais (4h08 de Brasília) e teve seu hipocentro registrado a cerca de 30 quilômetros de profundidade em frente ao litoral da província de Fukushima, no nordeste do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

O tremor alcançou o nível 4 na escala japonesa fechada de 7 graus, que foca mais nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor, nas províncias de Fukushima e Miyagi.

A empresa proprietária da central de Fukushima Daiichi, Tokyo Electric Power (Tepco), não detectou por enquanto nenhum problema na usina, nem na vizinha de Fukushima Daiini, disse à Agência Efe um porta-voz da companhia.

As autoridades japonesas também não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais graves causados pelo terremoto.

O tremor foi sentido em 17 das 47 províncias do Japão, segundo a JMA.

Fukushima foi uma das regiões mais atingidas pelo forte terremoto de magnitude 9 na escala Ritcher e o tsunami posterior ocorridos em 11 de março de 2011, que devastaram o litoral nordeste do país e deixaram mais de 18 mil mortos e desaparecidos.

Aquele terremoto e tsunami provocaram na usina nuclear de Fukushima a pior catástrofe atômica desde Chernobyl, em 1986.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFukushimaJapãoPaíses ricosTerremotosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses