Mundo

Terremoto de magnitude 7,5 atinge Chile e Antártida

Autoridades pedem que população evite áreas litorâneas e bases afetadas

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 22 de agosto de 2025 às 09h56.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou na noite de quinta-feira um terremoto de 7,5 graus de magnitude na Passagem de Drake, em águas entre a Antártida e o Cabo Horn, no extremo sul do Chile.

As informações preliminares indicam que o sismo ocorreu às 22h16 (horário local, 23h16 de Brasília), a uma profundidade de 10,8 quilômetros.

O Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile também emitiu um alerta em sua conta na rede social X para o mesmo tremor, com epicentro localizado 258 quilômetros a noroeste da Base Frei, na Antártida chilena. No entanto, a magnitude registrada pela entidade foi de 7,6 na escala Richter.

Posteriormente, o USGS detectou duas réplicas do terremoto inicial, uma de 5,1 graus de magnitude e outra de 5 graus.

Alerta de tsunami e precauções

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) do Chile emitiu um alerta de tsunami menor para a costa da Antártida chilena e colocou o território em estado de "precaução", com ondas que poderiam atingir as bases Prat e O'Higgins.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) determinou que a população evite "praias, margens rochosas, pântanos, estuários, foz de rios, calçadões litorâneos, marinas, orlas de veículos, enseadas, portos e docas no Território Nacional da Antártida".

Acompanhe tudo sobre:TerremotosChile

Mais de Mundo

Guerra na Ucrânia: o que Putin quer para acabar com conflito?

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos