Mundo

Terremoto em Mianmar: há risco de liquefação do solo; entenda o fenômeno

Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou para o risco de liquefação do solo na região após o terremoto de magnitude 7,7

Mianmar: terremoto de magnitude deixou ao menos mil mortos (Lillian SUWANRUMPHA/AFP)

Mianmar: terremoto de magnitude deixou ao menos mil mortos (Lillian SUWANRUMPHA/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de março de 2025 às 14h09.

Após o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu o centro de Mianmar, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) alertou para o risco de liquefação do solo na região.

Este fenômeno ocorre quando solos soltos e saturados de água perdem resistência devido às vibrações sísmicas, fazendo com que o solo se comporte mais como um líquido do que como um sólido.

Terremoto em Mianmar: por que os números de mortos e feridos são imprecisos?

O USGS classificou o risco como "extensivo", afetando uma área superior a 1.000 km² e impactando mais de 1 milhão de pessoas.

O que é liquefação?

A liquefação do solo acontece quando o terreno perde a sua estabilidade devido à movimentação gerada por um terremoto. Solos soltos, que normalmente são firmes, se tornam instáveis quando estão saturados com água, adquirindo propriedades semelhantes às de um líquido.

Embora a liquefação possa causar danos significativos a edifícios e infraestrutura, ela tende a resultar em menos vítimas fatais do que os deslizamentos de terra, fenômeno igualmente comum em áreas afetadas por tremores.

O entendimento desse processo é fundamental para aprimorar as estratégias de resposta a desastres em regiões vulneráveis.

Acompanhe tudo sobre:MianmarTerremotos

Mais de Mundo

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia

Eleição trouxe 'calma econômica' para a Argentina, diz CEO da Flybondi