Mundo

Terremoto na Rússia é o maior em mais de uma década; veja os 10 maiores da história

Tremor de magnitude 8,8 em Kamchatka causou tsunamis e entrou para a lista dos mais potentes já registrados, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos

Publicado em 30 de julho de 2025 às 10h03.

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa da Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, na terça-feira, 29, entrou para a lista dos dez maiores tremores já registrados no planeta, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O evento provocou tsunamis com ondas de até 4 metros na cidade russa de Severo-Kurilsk e levou autoridades do Japão, Havaí, Alasca, costa oeste dos EUA e países e territórios do Pacífico como Nova Zelândia, Filipinas, Taiwan e Polinésia Francesa a emitirem alertas para evacuação de áreas costeiras.

O epicentro foi localizado a cerca de 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 19 quilômetros, no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de intensa atividade sísmica que concentra cerca de 90% dos terremotos do planeta. A movimentação das placas tectônicas nessa área faz com que a Rússia, apesar de seu perfil sísmico discreto no oeste do país, registre tremores recorrentes em sua porção oriental.

O USGS confirmou que o tremor russo empata com outros eventos de magnitude 8,8 e é o maior desde o terremoto que atingiu o Japão em 2011, quando mais de 18 mil pessoas morreram.

O abalo em Kamchatka também provocou uma série de réplicas com magnitudes entre 5,2 e 6,9, segundo o órgão americano.

A seguir, os maiores terremotos da era moderna com base na magnitude, conforme levantamento do USGS:

1. Valdivia, Chile – 1960 (Magnitude 9,5)

O maior terremoto da história ocorreu no sul do Chile em 22 de maio de 1960. O abalo deixou mais de 1.600 mortos, gerou um tsunami devastador e causou danos também no Havaí, Japão e Filipinas, com dezenas de mortes adicionais nesses países. Cerca de 2 milhões de pessoas ficaram desabrigadas.

2. Alasca, EUA – 1964 (Magnitude 9,2)

Conhecido como o “terremoto da Sexta-Feira Santa”, o tremor durou quase cinco minutos e causou 131 mortes. Gerou tsunamis e deslizamentos de terra, com mais de US$ 2 bilhões em prejuízos. As ondas atingiram várias cidades do estado e provocaram danos até na costa oeste dos EUA.

3. Sumatra, Indonésia – 2004 (Magnitude 9,1)

O abalo de 26 de dezembro de 2004 e o tsunami subsequente mataram mais de 283 mil pessoas e deixaram 1 milhão de desabrigados em países do sudeste asiático e da África. Foi o tsunami com mais vítimas fatais já registrado.

4. Tohoku, Japão – 2011 (Magnitude 9,1)

O terremoto que atingiu o nordeste do Japão em 11 de março de 2011 deixou mais de 18 mil mortos e causou um grave acidente nuclear na usina de Fukushima, após o colapso do sistema de resfriamento. O tsunami afetou ainda o Havaí, Califórnia, Peru e Galápagos.

5. Kamchatka, Rússia – 1952 (Magnitude 9,0)

Um poderoso terremoto na mesma região atingida em 2025 gerou um tsunami que chegou ao Havaí com ondas de até 9 metros. Apesar da intensidade, não há registro de vítimas fatais, segundo o USGS.

6. Maule, Chile – 2010 (Magnitude 8,8)

O tremor de 27 de fevereiro de 2010, seguido por um tsunami, causou mais de 500 mortes e prejuízos estimados em US$ 30 bilhões. O evento foi sentido em grande parte da América do Sul e suas ondas chegaram a San Diego, nos EUA.

7. Equador-Colômbia – 1906 (Magnitude 8,8)

Um dos maiores terremotos do século 20, o evento matou entre 500 e 1.500 pessoas e provocou um tsunami que atingiu até Hilo, no Havaí, 12 horas depois.

8. Kamchatka, Rússia – 2025 (Magnitude 8,8)

Registrado em 29 de julho, o terremoto é considerado o maior em mais de uma década. Gerou alertas de tsunami em todo o Pacífico, incluindo Nova Zelândia, Japão, Havaí e Polinésia Francesa, e causou danos em áreas costeiras da Rússia. De acordo com o USGS, está entre os seis maiores da história moderna.

9. Ilhas Rat, Alasca – 1965 (Magnitude 8,7)

O tremor atingiu um grupo de ilhas no Alasca em 4 de fevereiro de 1965. Um tsunami com ondas de até 11 metros foi registrado. Não houve mortes, mas houve danos a pistas de pouso e edifícios.

10. Tibete – 1950 (Magnitude 8,6)

O terremoto matou ao menos 780 pessoas e destruiu diversas aldeias. Deslizamentos de terra causaram o represamento do rio Subansiri, e a onda formada após o rompimento da barreira natural atingiu sete metros de altura.

Acompanhe tudo sobre:TerremotosTsunamiJapãoChileRússia

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca